Automobilismo

Caio Collet lamenta negociações frustradas para entrada na Fórmula 2 e projeta futuro na Indy

<p>Joe Portlock/F1 via Getty Images</p>

Joe Portlock/F1 via Getty Images

Piloto foi 9º na Fórmula 3 nesta temporada

Depois de três temporadas e alguns bons momentos na Fórmula 3, o futuro do jovem Caio Collet será longe da Europa. Depois de negociações frustradas com equipes da Fórmula 2, o jovem de 21 anos arrumou as malas e tem negociações avançadas para entrar no gria da Indy NXT, trocando as categorias de acesso da F1 pelas da Fórmula Indy, nos EUA. Em meio a tudo isso, Collet conversou com o Click Esportivo e projetou um futuro esse futuro na Indy.

Caio Collet e a Indy NXT

Na chamada “Road to Indy” (Estrada para a Indy), a NXT é o degrau mais alto, sendo a principal categoria de acesso à principal categoria de fórmula nos EUA. Após ótimos resultados em testes em outubro e novembro, o brasileiro deve fazer parte da equipe HMD Motorsports, atual campeã da categoria. O acordo, porém, ainda não está selado.

Carro do piloto Caio Collet em testes da HMD na Indy NXT

Durante testes na HMD, Caio Collet foi o 2º mais rápido – Divulgação

“Não temos nada fechado ainda. A gente tem a oportunidade de ir para os EUA e todo o nosso foco e objetivo é estar lá no que vem, na Indy NXT. A gente tem uma proposta boa da equipe campeã, HMD. Então, estamos fazendo de tudo para fazer esse projeto dar certo”, comentou.

Vendo pouca projeção, Caio Collet tratou essa ida ao automobilismo americano como uma oportunidade mais concreta para a profissionalização. “Para a minha carreira, acho que faz muito sentido ir para os EUA, é uma oportunidade nova e uma categoria que está crescendo bastante, a Indy. Se tudo der certo, tentar estar lá nos próximos dois, três anos. Acho que isso é uma oportunidade de me profissionalizar e criar uma carreira nos EUA, que seria difícil de fazer na Europa”.

Questionado sobre o que espera do futuro e até onde acredita que pode chegar na carreira, ele voltou a tratar a Indy como foco total. “Eu acho que, se Deus quiser, minha carreira está virada para a Fórmula Indy, fazer carreira na Indy. Se eu conseguir estar lá, me profissionalizar, criar um nome, esse é o nosso objetivo”.

Além do paulista Caio Collet, outro nome brasileiro na Indy NXT em 2024 é o do pernambucano Kiko Porto, campeão da USF2000 em 2021 e atual vice da USF Pro 2000. Ele negocia para correr pela Cape e pela Abel, mas, assim como Collet, ainda não há nada confirmado. Também na Road to Indy, o Brasil deve ter Nick Monteiro na USF Pro 2000, Nicolas Giaffone (campeão da USF Juniors) e Lucas Fecury na USF2000 e Bruno Ribeiro e João Vergara na USF Juniors.

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Caio Collet e a Fórmula 2

Após grande destaque no kart, Collet teve as primeiras experiências com monopostos m 2018, na F4 dos Emirados Árabes. Ele fez apenas sete corridas na categoria, conseguindo seis pódios. Naquele mesmo ano, ele seria campeão da F4 Francesa. Os bons desempenhos o garantiram uma vaga na Academia da Renault e duas temporadas na Fórmula Renault, com um 5º lugar e um vice-campeonato.

Nas últimas três temporadas, Caio Collet correu na Fórmula 3, conquistando três vitórias e 11 pódios. Em 2021 e em 2023, ele foi o 9º colocação, uma posição abaixo de onde ficou em 2022. Os bons momentos, principalmente nas corridas sob chuva, atraíram a atenção de algumas equipes da Fórmula 2. Uma delas foi a Van Amersfoort Racing (VAR), pela qual ele correu a última F3, mas as negociações não tiveram o final esperado, como explicou o piloto.

“Existiram negociações. Não só com a VAR, com outras duas ou três equipes também, mas a gente tinha um prazo curto para conseguir o orçamento proposto”. Assim, ele reforçou o peso do fator financeiro no processo. “Lógico que por serem equipes boas, tem uma fila grande. Então, infelizmente, a gente não conseguiu o orçamento no tempo que eles queriam. Também tentamos negociar com a VAR, mas infelizmente, acho que a Fórmula 2, hoje em dia, é um pouco cara, né?

Caio Collet comemora pole na F3 com a MP em 2022

Caio Collet deixou a academia da Renalt/Alpine no início deste ano – Joe Portlock – Formula 1 via Getty Images