Paris-2024

Brasil chega a 119 atletas confirmados na Paralimpíada de Paris

<p>Ale CabralCPB</p>

Ale CabralCPB

Últimos nomes garantidos vieram da bocha

O Brasil terá grande presença nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta terça-feira (26), uma dupla de jovens conquistou a classificação e se tornaram o 118º e o 119º atletas brasileiros na Paralimpíada. Essa confirmação veio na bocha, com a Laissa “Guerreira” Vasconcelos e André Martins. A expectativa do COB é de ter uma delegação em torno de 250 paratletas, superando os 235 de Tóquio.

Aos 19 anos, ela é paraibana, enquanto ele, maranhense, tem dois anos a mais. A confirmação da vaga veio após uma vitória sobre a Espanha, que garantiu a classificação da dupla à final do torneio qualificatório dos pares BC4 de bocha – essa categoria é destinada a atletas com deficiências severas, mas sem assistência. O torneio acontece em Portugal.

Antes deles, o Brasil já tinha outras cinco vagas garantidas na bocha, todas via Jogos Parapan-Americanos de 2023. Naquela disputa, quem garantisse o ouro, já estaria em Paris, e foi o que aconteceu com Andreza Oliveira (BC1), Maciel Santos (BC2), Mateus Carvalho, Evelyn de Oliveira (BC3), além da equipe BC1/BC2 (com Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos).

Além da bocha, o Brasil já tem vagas garantidas em outras 13 modalidades na Paralimpíada: atletismo, natação, vôlei sentado, goalball, futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco e tênis de mesa.

Laissa e André na Paralimpíada de Paris

Até a final, o caminho dos brasileiros foi invictos, passando por Malásia (5-0), Hungria (8-2), Japão (5-4), e Portugal (4-2) e Espanha (5-4). A final é nesta quarta (27), novamente contra a Malásia, que também já garantiu a vaga olímpica. O terceiro colocado do torneio também vai para a Paralimpíada.

Os dois atletas foram formados através de projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Laissa surgiu no Centro de Referência de Campina Grande, na Paraíba, enquanto André descobriu a bocha no projeto Escola Paralímpica de Esportes do CPB. Eles foram medalhistas de ouro no Parapan de Jovens, em Bogotá, no ano passado.

Carregando...