Futebol
Regras do Futebol: Guia Completo para Entender o Jogo Mais Popular do Mundo
O esporte mais popular do planeta evolui a cada dia. As regras do futebol se renovam em prol de uma prática mais justa e equilibrada. Sem deixar de lado o fascínio dos adeptos por essa modalidade apaixonante.
A seguir, entenda como funciona o esporte, suas principais características e curiosidades:
Quais são as Regras do Futebol
Ter uma estratégia. Conhecer o jogo. Diversificar as jogadas. Ter paciência e disciplina.
Ter um bom técnico. Se defender, mas não deixar de atacar. Não se acomodar.
Essas são as 7 regras do futebol mais básicas.
Mas a qualidade dos times e a evolução do jogo tornou a modalidade ainda mais completa. Novas regras e direcionamentos foram implementados na disputa.
Objetivo do Jogo
O futebol é um esporte coletivo, cujo objetivo é colocar a bola na rede do adversário, marcando um gol.
É jogado em um campo retangular gramado, em que cada lado tem uma rede, chamada de gol. Participam da partida dois times, com 11 jogadores cada.
Campo de Jogo
O campo de jogo é retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta. As medidas mínimas são 90 x 45. Os números podem variar em partidas internacionais.
Marcação do campo
O espaço será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem às áreas que demarcam. Abaixo, entenda os nomes dados de acordo com as marcações:
- As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais;
- As duas mais curtas chamam-se linhas de meta;
- Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo;
- O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média;
- O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçará um círculo com um raio de 9,15 m.
Número de Jogadores
Cada um dos dois times joga com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. Durante a partida se pode substituir jogadores por outros, denominados reservas. Um dos jogadores titulares deverá ser o goleiro.
Equipamentos Necessários
A equipação básica nas regras do futebol para entrar em campo é o uniforme – formado por camisa e calção -, meias, caneleiras e chuteiras. Apesar de ser um esporte de contato, outros aparatos de segurança são opcionais.
Por exemplo, alguns jogadores utilizam protetores bucais e blusas ou shorts térmicos. A depender das condições de clima do local de partida, também.
Vale lembrar que é necessário retirar acessórios como brincos, colares e alianças para entrar em campo.
Início e Reinício de Jogo
Além do apito inicial, que simboliza o início do jogo, outros recomeços acontecem dentro dos 90 minutos. Todos sob decisão do árbitro.
Se o juiz interromper o jogo para advertir o infrator, a partida será reiniciada por meio de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe adversária, por exemplo.
Cobranças de bola parada, como faltas comuns, pênaltis e escanteios também precisam, em sua maioria, do aval do juiz.
Leia também: Qual a Circunferência de uma Bola de Futebol: Medidas e Curiosidades
Regras de Toque de Bola
- O jogo tem duração de 90 minutos, dividido em dois tempos de 45 minutos e com um intervalo de 15 minutos entre eles;
- Cada um dos dois times tem 11 jogadores;
- Em caso de empate, a depender do caráter do jogo, é feita uma prorrogação de 30 minutos, divididas em duas partes de 15 minutos. Caso o empate se mantenha, a disputa pode ir para os pênaltis;
- O jogo tem um árbitro e dois assistentes, responsáveis por supervisionar a partida e os jogadores;
- Com exceção do goleiro, é proibido tocar com as mãos na bola. São permitidos somente toques com os pés, tronco e cabeça;
- Quando a bola sai pela linha de fundo pode ser cobrado um escanteio ou tiro de meta;
- O impedimento é marcado quando um gol ou uma tentativa de gol é realizada por um jogador que estava na área adversária sem, pelo menos, dois jogadores do time oponente entre ele e a linha de fundo;
- As faltas podem ser punidas com cartão amarelo e cartão vermelho. O amarelo simboliza uma advertência (ao receber dois cartões amarelos, o atleta é expulso) e o vermelho determina expulsão direta do jogador;
- Em caso de múltiplas expulsões, um time só pode dar continuidade ao jogo com o mínimo de 7 jogadores (entre eles, o goleiro).
Faltas e Penalidades
Jogada perigosa
Uma das regras do futebol é a falta por conduta irregular. As infrações consideradas “consideradas como negligentes, imprudentes ou com força excessiva”.
Esses lances, onde um jogador chuta, passa rasteira, salta sobre, acusa, golpeia ou empurra outro jogador, resultam em um tiro livre direto.
Desrespeito
Cuspir em um adversário resulta em um cartão vermelho e tiro livre direto. Um cartão vermelho também é mostrado a qualquer jogador que usa linguagem ou gestos ofensivos ou abusivos, ou que comete uma “falta grave”, a critério do árbitro.
Um comportamento antidesportivo ou disputar a decisão do árbitro por discurso ou ação é punível com cartão amarelo.
Impedir o progresso
Os árbitros podem pedir pênaltis quando um jogador impede o progresso de outro jogador ou do jogo em si. Os tiros livres diretos são concedidos por segurar um adversário, quer pela camisa ou por uma parte do corpo.
Impedir o progresso de um adversário ou retardar o jogo impedindo que o goleiro solte a bola das suas mãos pode resultar em um tiro livre indireto.
Tocar a bola com as mãos
Os jogadores, com exceção do goleiro, só podem tocar a bola com as mãos quando uma jogada é interrompida ou durante o lançamento lateral. Intencionalmente tocá-la no campo durante o jogo resulta em um tiro livre direto.
Penalidades técnicas
Os jogadores que violarem as normas técnicas de jogo também podem ser penalizados.
O árbitro pode aplicar um cartão amarelo quando um defensor não der a quantidade adequada de espaço a um atacante durante uma cobrança de escanteio ou lançamento lateral.
Um cartão amarelo também é mostrado quando um jogador sai, entra ou entra no campo de jogo sem a permissão do árbitro.
Impedimento
O impedimento é marcado quando um gol ou uma tentativa de gol é realizada por um jogador que estava na área adversária sem, pelo menos, dois jogadores do time oponente entre ele e a linha de fundo.
A nova regra prevê que qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha “total controle” dela, estará habilitado para jogar.
O único caso ao qual isso não será aplicado se dará quando um goleiro rebater um chute adversário e a bola se oferecer para um jogador impedido.
Caso a arbitragem julgue que o defensor que tocou na bola não tinha total controle dela no momento em que acabou ‘servindo’ o adversário, o impedimento também deverá ser marcado.
Gols e Pontuação
O gol será marcado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão.
Essa é uma das regras do futebol mais básicas. Cada gol vale um.
A equipe vencedora será a que marcar o maior número de gols durante uma partida.
Se ambas as equipes marcarem o mesmo número, ou não marcarem, a partida terminará empatada.
A vitória vale três pontos para o vencedor. O perdedor não pontua. Já o empate significa que cada equipe irá somar um ponto.