Futebol
Quem Inventou o Futebol: a origem, as teorias e a história do esporte mais popular do mundo
Você sabe quem inventou o futebol, o esporte de maior paixão em todo o mundo? E quem trouxe o desporto para o Brasil? Confira isso e muito mais
Cravar quem inventou o futebol não é tão simples, já que a prática em si, surgiu de forma bem diferente de como se popularizou no planeta e, claro, no Brasil, com milhões de fãs.
Até chegarmos ao que chamamos de futebol moderno foi necessário que o esporte passasse por muitas evoluções.
E as melhorias, naturalmente, são em todos os sentidos envolvidos na prática.
Vale lembrar que o futebol como pontapé do que conhecemos hoje só veio surgir na Inglaterra durante a metade do século XIX.
Além disso, é importante destacar o nome de um dos principais responsáveis pela propagação do esporte no Brasil: Charles Miller, em 1894.
Os primórdios do futebol e sua evolução
Antes de chegar ao século XIX na Inglaterra, é importante destacar como funcionava o futebol nos primórdios – e, claro, sem ser reconhecido como este esporte que conhecemos hoje.
Vale lembrar também que não há um único criador e nem um único local de origem do futebol, mas sim aprimoramentos que foram feitos até surgir de forma mais regulamentar na Inglaterra no século XIX.
No Japão, havia uma atividade que contribuiu para o futebol: o Kemari, que quer dizer chutar a bola.
Na época não havia competição entre os participantes sendo mais um jogo que servia de forma disciplinar e de diversão.
Vindo para a América pré-colombiana, outros rituais também eram feitos e ajudaram na evolução do futebol. Esses rituais aconteciam com os pés e também com objetos redondos, numa espécie de bola.
Eram batizados de jogos milenares com sacrifício de um atleta. Isso acontecia de forma semelhante nas civilizações gregas e romanas, porém sem sacrifícios, mas com homenagens aos deuses.
Por último, já no século XIV, na Europa, os italianos foram responsáveis pelo desenvolvimento do Calcio Storico, que na tradução significa futebol histórico.
A modalidade era restrita à elite, com mais de 20 jogadores nas equipes que tinham como objetivo levar a bola até a trave do rival.
O futebol na Inglaterra e o desenvolvimento do esporte
Conforme citado anteriormente, é no século XIX, na Inglaterra, que há o desenvolvimento do futebol como conhecemos hoje.
A maioria das regras, o tempo de jogo com 90 minutos e outras coisas surgiram lá. Por isso que até hoje há quem afirme que quem inventou o futebol foram os ingleses.
Em jogos da seleção inglesa na última Eurocopa de 2020, a torcida cantava que o futebol estava voltando para casa, numa canção chamada “It’s coming home” que surgiu na edição de 1996 do torneio – onde o país foi sede.
Na ocasião os Three Lions não levaram o troféu.
Voltando para a regulamentação do futebol, isso aconteceu em 1863, quando a Football Association foi criada.
Uma figura importante nesse processo de fundação foi o inglês Ebenezer Cobb Morley, apontado como o pai do futebol moderno.
Assim, o esporte foi evoluindo, com a criação de regras, vide faltas, impedimentos, além de os jogos com árbitros e goleiros, que anteriormente ficavam de fora.
Posteriormente, com a criação dos clubes por todo o mundo, as federações foram criadas e, consequentemente, as competições também, passando por evoluções constantes de formato até chegar nos dias de hoje.
Leia também: Manchester City: A Ascensão do Futebol Moderno
Quem trouxe o futebol para o Brasil?
Apontado por muitos como o país do futebol, o Brasil teve como difusor do esporte no país Charles Miller, que nasceu em 1874. O paulista, aliás, tinha descendência inglesa e escocesa.
Charles Miller viajou para a Europa, estudou a modalidade e, em 1894, quando retornou ao Brasil, trouxe os estudos para o país a fim de implementar o esporte em solo brasileiro.
É importante destacar que algumas pesquisas apontam que o futebol já vinha sendo praticado no Brasil, contudo, Charles Miller é, até hoje, reconhecido como a figura que espalhou o esporte pelo país.
Leia também: Copa do Mundo: O Maior Torneio de Futebol do Mundo
O futebol moderno
Atravessando séculos de existência, o futebol hoje vive tempos modernos e de tecnologias revolucionárias.
A prática esportiva está cada vez mais aliada a métodos impensáveis anteriormente e isso reflete no desempenho de campo. Um ponto que evoluiu bastante foi com relação a preparação física de cada atleta.
Hoje, ao fazer comparações com o futebol de décadas atrás, é possível identificar que há maior intensidade, que é fruto de toda essa evolução no esporte.
Outro ponto que vale destacar é o uso das tecnologias no futebol.
Anteriormente, sem a internet e outros recursos, os adversários precisavam ir até os estádios para estudarem os rivais.
Agora isso é feito de forma virtual com uma simples plataforma e já existe até um departamento específico de análise de desempenho nos clubes.
O futebol moderno está consolidado, com filosofias sendo espalhadas por todo o mundo. Um dos técnicos mais revolucionários da história, Pep Guardiola, um dos responsáveis por espalhar as ideias de um jogo ofensivo, de posse e de controle que muitos tentam adotar pelo mundo.
A modalidade também está mais globalizada, alcançando outras camadas da sociedade e sendo, de fato, popular, diferentemente do seu início em alguns países como na Itália, por exemplo.
Além de todos esses avanços, também vale destacar as melhorias nas regras, como por exemplo o uso do árbitro de vídeo, tecnologia responsável por tirar as dúvidas em lances polêmicos de pênaltis, impedimentos ou gols causados a partir de jogadas duvidosas.
Outro ponto importante nas regras é o uso da tecnologia da linha do gol, adotada nos principais centros. É colocado um chip na bola, onde há um alerta no relógio do árbitro que indica se a bola passou ou não completamente da linha do gol.
Assim, é possível evitar injustiças no futebol, como o gol mal anulado da Inglaterra na Copa do Mundo de 2010 que foi uma das motivações para criação da tecnologia.
Quer saber mais sobre a história do futebol e também as notícias mais recentes do Brasil e do mundo? Continue aqui no Click Esportivo e confira tudo sobre o esporte mais amado do planeta.