Futebol

Quanto tempo dura um jogo de futebol: regras e fatores que influenciam no tempo da partida

Quanto tempo dura um jogo de futebol? A resposta simples é que uma partida tem, a princípio, 90 minutos, porém outros fatores que influenciam neste tempo, entenda.

Quem acompanha o esporte mais popular do mundo sabe quanto dura um jogo de futebol seguindo as regras. Porém em quase 100% dos embates os confrontos acabam com uma minutagem maior, tendo em vista as paralisações compensadas pelos acréscimos.

O que se sabe, porém, é que a padronização de 90 minutos por partida atravessa séculos e já se estabeleceu como uma regra do futebol.

Embora tenha tido um debate recente sobre uma possível diminuição no tempo – isso ficou apenas na teoria, pelo menos por enquanto. Entenda.

Mão caucasiana segurando um cronometro retrô

A duração de um jogo de futebol

Uma partida de futebol é composta por dois tempos de 45 minutos cada, totalizando 90 minutos. 

Mas de onde vem essa definição? 

Por que um jogo de futebol dura 90 minutos?

Segundo relatos, o martelo foi batido em 1866, quando Sheffield e Londres, ambos times ingleses, se enfrentaram e jogaram por 90 minutos após concordarem entre si.

Desde então, toda partida de futebol profissional conta com o mesmo formato de dois tempos de 45 minutos cada, totalizando 90 minutos, além de um intervalo de 15 minutos entre os tempos dos jogos. 

Vale lembrar que em partidas juvenis, em virtude do condicionamento físico dos atletas, esse tempo é adequado para ser realizado respeitando as respectivas categorias.

Assim, uma partida de futebol conta com 90 minutos a partir das categorias sub-17 até o profissional.

Porém, como citado anteriormente, um jogo quase nunca dura 90 minutos. 

Isso porque existem os famosos acréscimos, decorrentes de paralisações por lesões, substituições, parada técnica para hidratação, confusão ou até mesmo interrupção da partida.

Desta forma, em quase 100% dos jogos, os confrontos possuem 90 minutos do tempo regulamentar + os acréscimos, que variam de acordo com o que acontece no determinado duelo.

Não há regra para uma quantidade mínima de acréscimo, isso é algo que vai de árbitro para árbitro ali no campo. 

Uns são mais rigorosos e acrescentam o que, de fato, foi perdido com paralisações, enquanto outros preferem ser mais econômicos.

Algo que contribui bastante para os acréscimos são as substituições. Cada treinador possui três paradas, podendo realizar até cinco alterações. Caso substitua no intervalo, não é contado como paralisação.

Essas mudanças, porém, giram em torno de 30 segundos ou mais, o que naturalmente paralisa o jogo.

Também é comum, inclusive, um técnico fazer uma mudança nos acréscimos com o intuito de ganhar uma paralisação na reta final e esfriar o adversário que está perdendo a partida.

Em suma, um jogo de futebol tem duração mínima de 90 minutos, sendo dividido em dois tempos com 45 minutos cada. 

Porém, com os acréscimos que variam de partida para partida, essa minutagem aumenta e transforma o embate em uma duração maior que 90 minutos, o que representa uma hora e meia.

Leia também: Quanto Ganha um Árbitro de Futebol: Veja a Média de Pagamentos

Fergie time

O termo Fergie Time surgiu na Inglaterra e significa um gol marcado tardiamente, ou seja, quando os acréscimos são duradouros e vão além do normal. 

Esse jargão se notabilizou por conta do período em que o técnico Alex Ferguson comandou o Manchester United, onde a equipe inglesa fez diversos gols nos acréscimos.

Assim, era comum durante o período de Alex Ferguson no United que o time inglês empatasse ou até mesmo vencesse os jogos nos acréscimos, algo que certamente incomodava os rivais.

Apesar da aposentadoria do treinador, o termo vem sendo utilizado na Inglaterra até hoje, embora o Manchester United não seja o time mais vencedor do país como foi na era Ferguson.

Leia também: Campeonato Inglês: A Emoção e a Competitividade da Premier League

Quanto tempo dura a prorrogação em um jogo de futebol

A prorrogação tem duração de 30 minutos, com dois tempos de 15, e acontece quando há empate em confronto único em duelos eliminatórios ou igualdade no placar agregado em jogos de ida e volta em competições eliminatórias.

Assim, a prorrogação é uma continuação do placar que se manteve igual durante os 90 minutos ou no agregado dos dois confrontos. 

Desta forma, o que acontece no tempo extra é decisivo para quem avança ou fica com a taça.

Na prorrogação, após o primeiro tempo, os times têm um intervalo menor de descanso, basicamente usado para mudar de lado e fazer algum mínimo de ajuste na equipe ou na preparação.

Há uma regra usada em algumas competições que permite uma substituição a mais durante a prorrogação, o que pode elevar o tempo de acréscimo.

Anteriormente havia o gol de ouro na prorrogação. Se o placar estivesse empatado e determinada equipe marcasse o gol de ouro na prorrogação, a partida terminava imediatamente e o time que balançou as redes ficava com a vitória. 

Porém isso foi extinto por diversos motivos.

Caso a partida termine empatada na prorrogação, porém, ela irá para a outra fase: a decisão por pênaltis.

Decisão por pênaltis

A disputa por pênaltis é o momento de maior tensão de uma partida de futebol. 

Diferentemente do tempo regulamentar e da prorrogação, não há uma minutagem prévia para as cobranças.

A regra diz que cada equipe tem cinco cobranças iniciais a fazer. 

Contudo, a depender dos erros e acertos dos times, a decisão por pênaltis pode se encerrar mais cedo e acabar antes mesmo da quinta cobrança.

Em outros casos, a assertividade e os erros andam lado a lado nas equipes e fazem com que a disputa por pênaltis seja mais duradoura, entrando nas fases alternadas – a partir da sexta cobrança de cada equipe.

Nas cobranças alternadas, o cenário é mais simples. Se o time A marcar e o time B perder, a equipe A avançar para a próxima fase ou fica com o título dependendo do que está em disputa.

Há disputas que terminam dentro das 5 cobranças padrão, outras que passam de 20 cobranças alternadas, portanto não há um tempo determinado para a conclusão dos pênaltis.

Arbitro de costas com a mão levantada indicado fim da partida

Possíveis mudanças na duração das partidas

Em julho de 2022, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, comentou sobre a possibilidade de reduzir a minutagem nas partidas de futebol. 

De acordo com o dirigente, os jogos passariam a ter 60 minutos contados apenas de bola rolando, divididos em dois tempos de 30. A ideia, contudo, até agora não vingou.

A justificativa usada por Infantino era de que seria possível coibir a cera usada por alguns atletas para ganhar tempo enquanto estão ganhando. 

Isso porque o relógio do árbitro só iria contabilizar os minutos em que a bola estivesse rolando, assim como ocorre em outros esportes.

Não foi a primeira vez que a Fifa teve essa ideia, porém nas outras vezes acabou não vingando – assim como esta até então. 

Os amantes da bola, inclusive, reprovaram essa possível mudança, tendo em vista que mudaria completamente a dinâmica e a experiência de um jogo de futebol.

Quer saber mais regras, curiosidades e notícias do mundo do futebol? Acompanhe tudo e muito mais aqui no Click Esportivo.