Futebol

Inter de Milão: A História de um Gigante do Futebol Italiano

<p>Inter de Milão</p>

Inter de Milão

A Internazionale é um dos principais times da Itália. Também é conhecida como Inter de Milão ou apenas como Inter. 

Seja como for chamada, o clube é reconhecido pela sua importância histórica, sendo um dos gigantes do futebol italiano e da Europa.

Para se ter uma ideia, a Inter de Milão tem 115 anos de existência. O clube já levantou a taça da Liga dos Campeões da Europa, principal competição do continente, 3 vezes. 

Além disso, a Inter é o segundo maior campeão italiano, ao lado do Milan.

Fundação e primeiros anos da Inter de Milão

A Internazionale foi fundada no dia 9 de março de 1908 na cidade de Milão, na Itália. Curiosamente, os fundadores da Inter eram um grupo de jogadores de outro clube da cidade, o Milan Cricket and Football Club, que mais tarde se chamaria Milan, outro gigante do país.

O motivo da divergência no Milan, que levou um grupo de dissidentes a fundar outro clube, era a contratação de atletas estrangeiros. Na época, o Milan Cricket era contrário à ideia. Insatisfeitos, os divergentes fundaram outro clube, dentro da mesma cidade.

A ideia deu certo. A Inter de Milão foi campeã italiana pela primeira vez em 1910, ou seja, dois anos depois de sua fundação. O Milan, que deu origem à Inter, já tinha 3 títulos. Desde então, a rivalidade entre os dois só fez crescer.

Era de ouro

Em 115 anos de história, a Inter de Milão sempre se manteve como um gigante do futebol italiano, embora o time tenha passado por crises, inclusive dentro de campo. 

Mas há um período que está na memória do clube: a década de 1960, que ficou conhecida como a Era do ouro.

Foi na década de 1960 que a Internazionale montou o que deve ser o maior time da história do clube. Foram anos em que o clube era uma referência mundial. Quando perdia um jogador importante, conseguia trazer outro no mesmo nível.

Nessa época, o clube era chamado de Grande Inter. Não por acaso. Das 3 vezes em que ganhou a Liga dos Campeões, 2 foram na década de 1960. 

A Inter ganhou os títulos das temporadas de 1963/1964 e 1964/1965. Depois disso, a equipe só voltaria a ganhar a Champions pela 3ª e última vez 44 anos depois.

No Campeonato Italiano, a Inter foi campeã 3 vezes na década de 1960. Nesse período, o Milan e o Juventus foram campeões 2 vezes e outras equipes levantaram a taça, no máximo, uma vez.

Conquistas Recentes

O último grande ano da Internazionale foi em 2010. na temporada 2009/2010, a equipe foi campeã da Liga dos Campeões da Europa pela 3ª e última vez, encerrando um jejum de 44 anos. Ainda em 2010, o time italiano foi campeão mundial de clubes.

No Campeonato Italiano, a Inter foi campeã pela última vez na temporada 2020/2021. Aliás, fazia 11 anos que a equipe não levantava a taça, em um período dominado pela Juventus, que foi campeã 9 vezes seguidas. 

Na Copa da Itália, a Inter de Milão é o atual bicampeão da competição.

Estádio Giuseppe Meazza

A casa da Inter de Milão é o estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, nome do bairro onde foi construído. Com capacidade para 80.100 torcedores, é o maior estádio de futebol da Itália.

O estádio pertence à Prefeitura de Milão e sedia jogos da Inter e do Milan, que dividem a administração. O nome Giuseppe Meazza foi uma homenagem a um jogador que marcou época na Inter e no Milan.

Entretanto, como o atleta é mais identificado com a Inter de Milão, os torcedores do Milan preferem chamar o estádio de San Siro, enquanto que os torcedores da Internazionale se referem ao local como estádio Giuseppe Meazza.

Time do Inter 2011

Rivais e Derbies

A maior rivalidade da Inter é com o Milan. Não apenas por serem dois gigantes da Itália, mas, principalmente, por lutarem pela hegemonia em Milão. Além disso, pesa o fato de a Inter de Milão ter sido fundada por dissidentes do Milan.

O retrospecto aponta ligeira vantagem da Inter. Em 223 jogos, a Internazionale venceu 83, empatou 68 e perdeu 72. Foram 302 gols marcados e 287 gols sofridos.

A outra grande rivalidade da Internazionale é contra a Juventus. Neste caso, pelo fato de a Juve, como é conhecida, ter conseguido, ao longo dos anos, se estabelecer como maior força da Itália.

Enquanto Inter e Milan têm, cada um, 19 títulos italianos, a Juventus levantou a taça 36 vezes. De 2011/2012 a 2019/2020, a Juventus foi eneacampeã. Mas coube justamente à Internazionale encerrar a sequência de títulos do rival, em 2020/2021. 

Ídolos e jogadores memoráveis

Não é por acaso que o nome do maior estádio da Itália é Giuseppe Meazza. O jogador fez história no futebol italiano, em especial na Internazionale. 

Ele é o maior goleador da história do clube, com 272 gols. Ele teve duas passagens pela Inter, ambas vitoriosas. Primeiro, de 1927 a 1940. depois, de 1946 a 1947.

Outro que marcou época na Inter foi o ex-atacante Alessandro Altobelli. Segundo maior artilheiro da história do clube, com 209 gols, foi também campeão mundial na Copa de 1982, marcando um dos gols da final.

Na lista de grandes jogadores que passaram pelo clube há também alguns brasileiros. Entre eles, o Fenômeno Ronaldo, o atacante Adriano, o zagueiro Lúcio e o goleiro Júlio César.

Torcida e Paixão

De um modo geral, as torcidas dos grandes times italianos são conhecidas como exemplos de amor aos clubes. 

Sem nenhum exagero, foram e continuam sendo referências para outras torcidas de grandes clubes europeus.

Com a torcida da Inter não é diferente. Este ano, a média de público do time no Campeonato Italiano é de 72 mil pessoas por jogo. Os torcedores são conhecidos pela presença no estádio e pelo espetáculo que dão nas arquibancadas.

Se hoje em dia os “mosaicos” feitos pelos torcedores viraram febre, os italianos foram os que lançaram moda no mundo. E a torcida da Inter é uma das que melhor faz isso na Itália.

Perspectivas Futuras

O grande objetivo da Internazionale é voltar a ganhar uma Liga dos Campeões, já que o jejum dura 14 anos. Mas antes disso, o clube precisa ganhar mais espaço dentro da própria Itália.

A conquista do Italiano de 2020/2021, que encerrou um jejum de 11 anos, foi vista como um recomeço. O bicampeonato da Copa da Itália, em 2021/2022 e 2022/2023, teve a mesma importância.

Se essas conquistas recentes vão colocar o time de volta a um passado de várias conquistas em série, só o tempo dirá. Mas de uma maneira geral, a expectativa da torcida é positiva. 

Principalmente após o vice-campeonato este ano na Liga dos campeões. 

Diante do favorito Manchester City, a Internazionale vendeu caro a derrota por 1 a 0 na final. 

Em um jogo em que o resultado poderia ter sido diferente, diante do bom futebol apresentado, há a esperança em Milão que a Inter esteja ganhando corpo para voltar a enfrentar de igual para igual as principais potências da Europa.