Futebol
Flamengo: O Mais Querido do Brasil e suas Conquistas Marcantes
Fundado no dia 17 de novembro de 1895 para competições de remo, o Flamengo entrou no mundo do futebol em 1912. Desde então o clube conquistou 3 Libertadores, 8 Campeonatos Brasileiros e 37 Cariocas, além de ser considerado o time mais popular do país. Conheça a história do Flamengo!
O Clube de Regatas do Flamengo surgiu em 1895, no Rio de Janeiro, e se tornou um clube de projeção mundial. É dono de uma grandeza inerente às conquistas que possui.
Já venceu, ao menos uma vez, os títulos mais cobiçados do país, do continente e do mundo. Tem como maior patrimônio sua torcida, simplesmente a maior do Brasil.
Leia mais: Odd nas Apostas: entenda como funcionam e como aproveitar as melhores cotações
Fundação, origem, história e evolução do Flamengo
Seis jovens remadores se reuniram na Praia do Flamengo e criaram o Grupo de Regatas Flamengo em 17 de novembro de 1895.
Definiu-se na ocasião que a data de fundação seria 15 de novembro de 1895, para bater com o feriado da Proclamação da República.
O crescimento da agremiação fez com que o Grupo de Regatas Flamengo se transformasse em Clube de Regatas do Flamengo em 1902.
O remo era o esporte popular dos cariocas no final do século XIX, e o futebol só veio a ser criado no Flamengo em 1911. O surgimento se deu por conta de uma cisão no time do Fluminense.
Os dissidentes, então, pleitearam a criação de um departamento de futebol no Flamengo. A proposta foi aprovada e consagrada na assembleia do clube
A primeira partida de futebol do Flamengo aconteceu no dia 3 de maio de 1912. Goleada por 15 x 2 sobre o Mangueira, no campo da América. Já o primeiro troféu conquistado foi o Campeonato Carioca de 1914.
Décadas se passaram, e o Flamengo foi conquistando mais torcida, títulos e se tornando uma das principais instituições esportivas do Brasil.
Saiba mais: Campeonato Baiano: Acompanhe a Tabela e os Jogos do Estadual
Quais as principais conquistas do Flamengo
O Flamengo é o segundo clube do Brasil com mais títulos nacionais. São 14 ao todo: sete Campeonatos Brasileiros – além da controversa Copa União de 1987, quatro Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil e uma Copa dos Campeões.
A primeira glória de porte nacional do Flamengo foi o Brasileiro de 1980, na geração comandada por Zico.
O bi e o tricampeonato vieram praticamente na sequência: 1982 e 1983. Cabe destacar que grande parte dos jogadores que haviam conquistado os títulos das temporadas anteriores seguiram no elenco.
Em 1992, o Flamengo venceu o Brasileiro pela quarta vez. A conquista contou com o protagonismo do Maestro Júnior. O título de 2009, por sua vez, só foi decidido na última rodada. O triunfo de 2 a 1 sobre o Grêmio deu o troféu ao Rubro-Negro.
Os títulos de 2019 e 2020 têm no roteiro a mesma base de elenco. Gabigol, Bruno Henrique, De Arrascaeta, Filipe Luís, Everton Ribeiro e Diego Ribas foram preponderantes para tais glórias rubro-negras.
O Flamengo no cenário internacional
O Flamengo tem sete títulos internacionais em sua galeria de troféus. São três Libertadores (1981, 2019 e 2022), um Mundial de Clubes (1981), uma Recopa Sul-Americana (2020), uma Copa Mercosul (1999) e uma Copa Ouro (1996).
A conquista da primeira Taça Libertadores, competição mais importante do continente, representou um divisor de águas para o Flamengo. Foi quando a grandeza do clube de fato transcendeu o país.
A equipe dirigida por Carpegiani era recheada de craques como Leandro, Júnior, Zico e Nunes. Um time que realmente marcou época. Na final, vitória sobre o Cobreloa por 4 a 2 no agregado das partidas.
Naquele mesmo ano veio o ápice do Flamengo. O clube se tornou campeão do mundo ao bater o poderoso Liverpool por 3 a 0 na decisão do Mundial de Clubes, disputado no Japão. Os gols foram marcados por Nunes, duas vezes, e Adílio ainda no primeiro tempo. O imponente time rubro-negro colocou os ingleses na roda.
Confira: Cruzeiro Esporte Clube: Tradição e Conquistas no Futebol Brasileiro
Maiores ídolos do Flamengo
Não é fácil eleger o maior ídolo de um clube centenário e repleto de glórias como o Flamengo. Um dos mais venerados, sem dúvidas, é Zico. Considerado por muitos o maior jogador da história rubro-negra, ele é quase uma divindade na Gávea.
Arthur Antunes Coimbra, o Zico, não só desponta como um dos maiores do Flamengo, mas como de todo o futebol brasileiro. Foi um dos que revolucionaram o esporte com seus gols, assistências e jogadas geniais durante as décadas de 70 e 80.
Os números e títulos de Zico com a camisa do Flamengo são altamente expressivos. O Galinho é o maior artilheiro da história do clube, com 509 gols, e também do Maracanã. Conquistou três Campeonatos Brasileiro (1980, 1982 e 1983), além do módulo verde da Copa União de 1987, sete Campeonatos Carioca, uma Taça Libertadores (1981) e um Mundial de Clubes (1981). Detalhe: foi destaque em todas essas glórias.
Júnior é outro que não pode faltar na menção aos grandes ídolos do Flamengo. Contemporâneo de Zico no esquadrão dos anos 80, o lateral ambidestro é o jogador que mais vestiu o manto rubro-negro.
O Maestro, como ficou conhecido, tem no currículo quatro títulos do Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983 e 1992), seis Campeonatos Carioca, a Taça Libertadores e o Mundial de 1981, e uma Copa do Brasil (1990).
Nomes como Leandro, Nunes, que fizeram parte da geração vitoriosa do Flamengo nos anos 80, também figuram como ídolos. Recentemente, Gabriel é quem representa a onda triunfante do clube a partir de 2019, com títulos e gols decisivos.
Técnicos e treinadores de destaque
O motivo da mudança de patamar do Flamengo na história recente tem nome e sobrenome: Jorge Jesus.
Não à toa está entre os principais treinadores que já dirigiram o clube. Em pouco mais de um ano à frente da equipe, o Mister conquistou o Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. A passagem do português foi tão apoteótica que ele teve mais títulos do que derrotas no comando rubro-negro.
O primeiro título brasileiro do Flamengo, em 1980, foi sob o comando do técnico Cláudio Coutinho.
Ele também venceu três Cariocas. O principal feito de Coutinho, no entanto, foi pavimentar o caminho de sucesso do clube ao montar o vitorioso time da década de 1980. O treinador, porém, não pôde ver os frutos do seu trabalho, pois faleceu em 1981.
Quem herdou a base montada por Cláudio Coutinho foi Paulo César Carpegiani, responsável pelo título mais importante da história do Flamengo: o Mundial de 1981. Os dois estão entre os maiores treinadores do Mais Querido.
Entenda: Sport Recife: Tradição e Paixão no Futebol Pernambucano
Estádio e a nação rubro-negra
A maior torcida do Brasil é a do Flamengo, de acordo com pesquisa do Instituto Atlas em 2023. E o estádio que acomoda a imensa massa rubro-negra nada mais é do que o templo do futebol brasileiro, o Maracanã. É o casamento perfeito entre duas grandezas.
O Maracanã é palco da história do Flamengo. Foi em seu gramado que o clube construiu raízes para se tornar a potência mundial que é hoje.
É pela acústica do estádio que ecoa o canto da fanática torcida do Mengo. Não há como desvincular Flamengo e Maracanã. Um é parte da trajetória do outro. Dois gigantes que se completam.
Rivalidades
Um clube do tamanho do Flamengo naturalmente atrai diversos rivais. Para muitos, o maior é o Vasco.
Juntos fazem o Clássico dos Milhões, que reúne as mais numerosas torcidas do Rio de Janeiro. O confronto data desde 1922, e os clubes nutrem uma relação pouco amistosa quando se enfrentam.
Ainda dentro do Rio, o Fluminense é outra equipe local que rivaliza ferrenhamente com o Flamengo.
O tradicional Fla-Flu atrai atenção de todo o Brasil. Nos últimos anos, os clubes vêm deixando para trás os demais rivais cariocas e protagonizando duelos cada vez mais fervorosos.
Fora do estado, o Flamengo possui dois rivais que o confrontam por motivos distintos. O primeiro deles é o Corinthians, com quem faz o Clássico das Nações.
É o jogo que ganhou um caráter especial por concentrar as duas maiores torcidas do país. O outro embate, este mais atual, é contra o Palmeiras, justamente por estarem sempre na briga por títulos.
Veja também: Botafogo de Futebol e Regatas: Tradição e Paixão Alvinegra
Momentos memoráveis da história do Mengão
A história recente do Flamengo é consagrada por vários títulos num curto espaço de tempo. A mentalidade vencedora se instaurou novamente no clube a partir de 2019.
Os troféus deixaram de ser levantados espaçadamente. Os tempos de glória ressurgiram, e com eles vieram momentos memoráveis.
Cada título marca a história de um clube, mas o bicampeonato da Libertadores em 2019 teve um gostinho especial. 38 anos depois, o Flamengo, enfim, dominava a América de novo.
O roteiro da final, então, valorizou ainda mais a conquista. A equipe perdia para o River Plate por 1 a 0 até a reta final, quando brilhou a estrela de Gabriel, o Gabigol. O camisa 9 marcou os dois gols da virada e garantiu a festa da nação rubro-negra.
O momento era tão favorável que, no mesmo final de semana do título continental, o Flamengo venceu o Campeonato Brasileiro. A comemoração em dose dupla atraiu milhares de torcedores pelas ruas do Rio de Janeiro.
Outro jogo inesquecível do Flamengo se deu na final da Copa do Brasil de 2022. O duelo contra o Corinthians terminou empatado no tempo normal, e a taça foi decidida nos pênaltis. Maracanã lotado, tensão à flor da pele nas arquibancadas, adversário encardido.
Nada disso tirou o título do Flamengo. Saiu dos pés de Rodinei a cobrança que selou a vitória.
Acompanhe as novas histórias do Flamengo com Click Esportivo!
O Flamengo possui uma das maiores torcidas do mundo, junto de um passado recheado de títulos e grandes momentos. Porem o clube não vive apenas de passado, e a cada temporada segue conquistando mais taças e escrevendo novos capítulos em sua história.
Se você quer acompanhar as principais novidades, contratações e conquistas do Flamengo, continue com Click Esportivo!