Futebol
Eurocopa inaugura regra que permite apenas aos capitães dialogar com o árbitro

Árbitro é questionado em jogo entre Grécia e Geórgia nas eliminatórias da Eurocopa 2024 (Foto: Vano Shlamov/AFP)
Novidade será inaugurada na Eurocopa 2024
A Eurocopa de 2024 será a primeira edição do torneio com uma nova regra para disciplinar a relação entre jogadores e a arbitragem. A medida aprovada permite apenas aos capitães de cada equipe dialogarem com a arbitragem, estando os demais jogadores sujeitos a cartão amarelo caso mostrem desrespeito ou qualquer reclamação.
“Explicar uma decisão com até 22 jogadores pressionando é impossível para um árbitro. Isso pode levar a uma falha na comunicação, com um esporte bonito se tornando muito feio rapidamente”, explicou Roberto Rosetti, diretor de arbitragem da UEFA, em entrevista à agência Reuters.
“Pedimos que todas as equipes garantam que seu capitão seja o único jogador a falar com o árbitro. Pedimos aos capitães que garantam que seus companheiros não cerquem o árbitro, permitindo conversas diretas, para que a decisão seja transmitida de maneira respeitosa”, completou o dirigente.
No caso de o capitão ser o goleiro, o regulamento permite ainda a escolha de um jogador de linha para assumir a tarefa de comunicação.
“Ser árbitro no esporte atualmente é muito difícil. O árbitro toma de 200 a 250 decisões por partida. Ou seja, uma a cada 22 segundos. Em situações difíceis e às vezes controversas, sob enorme pressão, com cada uma delas examinada e assistida novamente de vários ângulos diferentes por torcedores e especialistas”, concluiu Rosetti.