Futebol Internacional

Seleção Francesa de Futebol: a grandeza, a história e os triunfos dos Les Bleus

A Seleção francesa de futebol é uma das maiores do mundo, com uma história de títulos e grandes craques que vale a pena conhecer mais a fundo. Acompanhe!

Os Les Bleus, apelido para a Seleção francesa de futebol, eram discretos até a década de 1980, quando a chave vira e a equipe passa a incomodar os rivais – e consequentemente ganhar títulos importantes no mundo da bola.

Hoje, a seleção francesa de futebol, que conta com diversos craques em sua história, possui todos os títulos da primeira prateleira: duas Copas do Mundo, duas Eurocopas, duas Copas das Confederações e um Jogos Olímpicos. 

Assim, a França integra um grupo ao lado de Brasil, Argentina e Inglaterra, que também venceram os torneios citados.

Atualmente, os franceses, que têm no atacante Kylian Mbappe a principal referência, são considerados um dos melhores times do mundo, chegando nas últimas duas finais de Copa do Mundo – ganhando em 2018 e perdendo em 2022.

jogador Kylian Mbappe com uniforme da seleção Francesa no movimento de chute de uma bola

Le Bleus: Origem e história

O pontapé da seleção francesa de futebol aconteceu em maio de 1904, conforme registro oficial da Federação Francesa de Futebol (FFF). 

A vitória não veio naquele dia: empate por 3 a 3 com a Bélgica, fora de casa, na cidade de Bruxelas.

A estreia da seleção francesa de futebol dentro dos seus domínios aconteceu no ano seguinte. 

A partida aconteceu em Paris, contra a Suíça, e teve vitória dos franceses. O responsável pelo único e histórico gol foi Gaston Cyprés.

A seleção francesa de futebol participou das primeiras Copas do Mundo, mas sem o resultado esperado.  Em 1930, após triunfo sobre o México, derrotas sequenciais para Argentina e Chile fizeram a equipe se despedir do torneio. 

Em 1934, por sua vez, o desempenho foi pior: eliminação diante da Áustria na estreia da competição e em 1938, por outro lado, vem a primeira campanha destacável – e em um cenário especial.

Isso porque a França é sede do Mundial daquele ano. O time consegue ir até as quartas de final, mas cai para a Itália, que sagrou-se campeã daquele torneio posteriormente.

Em 1958 vem a primeira campanha entre os quatro. Comandados por Fontaine, artilheiro daquele Mundial, os franceses chegam até as semifinais, mas são eliminados pelo Brasil, campeão da competição. 

A seleção francesa de futebol foi evoluindo ao longo das décadas, sendo melhor maturada na década de 1980, quando ganhou o primeiro título de expressão: a Eurocopa de 1984. 

Nos anos 1990, por sua vez, vem a explosão: o título da Copa do Mundo de 1998, sobre o Brasil, em casa. A boa sequência rende frutos no início dos anos 2000, com os títulos da Eurocopa e Copa das Confederações. 

Contudo, após o vice em 2006, a França passa pela decepção em 2010, eliminada na fase de grupos, e a queda nas quartas de 2014. Em 2016 uma geração é renovada e os franceses chegam à final da Euro, mas ficam com o vice diante de Portugal de Cristiano Ronaldo.

A glória veio em 2018, com o título da Copa do Mundo na Rússia e em 2022 a França chegou à decisão do Mundial novamente, mas perdeu para a Argentina nos pênaltis.

Torcida da França comemorando em local aberto com bandeiras, papel picado, faixas e sinalizador vermelho. Os torcedores estão de camisetas azuis e brancas

Principais conquistas e campanhas memoráveis

Copa do Mundo de 1958

O Mundial de 1958 é histórico para a França, mesmo a equipe não vencendo o torneio. Isso porque o time chegou às semifinais pela primeira vez e terminou na terceira posição. 

Caiu para o Brasil de Pelé e companhia nas semifinais, mas venceu a Alemanha na decisão do terceiro lugar. Além disso, teve o artilheiro da Copa: Fontaine, com 13 gols.

Copa do Mundo de 1982

Assim como em 1958, a França caiu nas semifinais de 1982, porém é uma campanha memorável, tendo em vista que o time voltou a ficar entre os quatro após algumas décadas. 

A seleção francesa de futebol, que contava com o ídolo Michel Platini, caiu para a Alemanha nas semifinais e perdeu o terceiro lugar para a Polônia.

Eurocopa de 1984

A boa campanha na Copa do Mundo de 1982 rendeu frutos para a França dois anos depois. 

Na Euro de 1984, a seleção francesa de futebol ganhou o primeiro título relevante de sua história comandados por Michel Platini dentro de campo, os franceses bateram a Espanha na final por 2 a 0.

Copa do Mundo de 1986

Em 1986, na Copa do Mundo do México, a seleção francesa de futebol fez mais uma boa campanha, porém bateu na trave novamente. 

Após eliminar o Brasil nas quartas de final, os franceses caíram nas semifinais diante da Alemanha mais uma vez. 

Contudo, diferentemente de 1986, os Les Bleus ganharam da Bélgica na decisão do terceiro lugar.

Copa do Mundo de 1998

Em 1998, após bater na trave outras vezes, a França, enfim, conquistou o seu primeiro título da Copa do Mundo. 

Com uma geração renovada e tendo como líder o craque Zinedine Zidane, os franceses, que jogaram o Mundial em casa, ganharam do Brasil por 3 a 0 na final e conquistaram a taça.

Eurocopa de 2000

Em 2000, confirmando o bom momento e o favoritismo, a França ganhou a Eurocopa. 

Com uma equipe ainda mais experiente em relação a 1998, os franceses balizaram os palpites prévios e, na final da competição, venceram a Itália por 2 a 1 e ficaram com a taça.

Copa do Mundo de 2006

Após cair na fase de grupos em 2002, a França retornou à final da Copa do Mundo em 2006 novamente comandada por Zidane, a seleção francesa de futebol encara a Itália na decisão. 

O desfecho não foi o melhor possível para os franceses: derrota nos pênaltis e o vice campeonato.

Eurocopa de 2016

Em 2016, novamente sediando a Eurocopa em casa, a França, com uma geração renovada e apontada como uma das principais favoritas, chegou na final. 

No entanto, diferentemente de 2000, a seleção francesa de futebol perdeu por 1 a 0 para Portugal e não levou o troféu.

Copa do Mundo de 2018

Em 2018, com um time ainda melhor e mais experiente, o título da Copa do Mundo não escapou. 

Após um início ‘travado’, os franceses, comandados pelo craque Mbappé, engataram no mata-mata e conquistaram o título após vitória por 4 a 2 contra a Croácia na decisão, confirmando o favoritismo prévio.

Copa do Mundo de 2022

Apontada como favorita antes da bola rolar, a seleção francesa de futebol ficou com o vice na Copa do Mundo de 2022. 

O time chegou à decisão e fez um jogo histórico contra a Argentina, com a partida terminando 3 a 3 e na decisão por pênaltis os argentinos levaram a taça.

Confira também: As Bolas da Copa: A Evolução dos Designs e Tecnologias ao Longo dos Torneios

Ídolos da seleção francesa de futebol

Michel Platini

Um dos maiores ídolos da França, Michel Platini foi o principal responsável pelo sucesso esportivo da seleção francesa de futebol nos anos 1980. 

Em campo, o meia foi protagonista nas boas campanhas da Copa do Mundo de 1982 e 1986, além de ter sido o artilheiro do título da Eurocopa de 1984.

Thierry Henry

Algoz da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006, o ex-atacante Thierry Henry marcou época na França. 

Protagonista das conquistas da Copa do Mundo de 1998, da Eurocopa de 2000 e da Copa das Confederações de 2003, Henry se consolidou como um dos maiores ídolos da seleção francesa de futebol. 

Em 2006, nas quartas de final do Mundial da Alemanha, marcou o gol que eliminou o Brasil.

Zinedine Zidane

Para muitos um dos melhores da história, Zinedine Zidane é o maior ídolo da seleção francesa de futebol. 

O ex-meio-campista revolucionou a equipe enquanto esteve em campo e foi peça chave nos títulos da Copa do Mundo de 1998 e na Eurocopa de 2000.

Didier Deschamps e o papel no sucesso da seleção francesa

Ídolo e vencedor como jogador, Didier Deschamps resolveu seguir carreira como técnico. 

E não decepcionou. Pelo contrário. O treinador é um dos maiores nomes da história da seleção francesa de futebol e foi peça chave no desenvolvimento da equipe que é a mais temida no mundo.

Deschamps chegou à seleção francesa de futebol em 2012, em um momento não tão bom para a equipe. 

Contudo, foi transformando o time e, em mais de dez anos à frente dos franceses, ganhou a Copa do Mundo de 2018 e a Liga das Nações de 2021, além dos vices na Eurocopa de 2016 e no Mundial de 2022.

França x Alemanha: a principal rivalidade

França e Alemanha disputaram grandes confrontos ao longo da história do futebol. 

Assim, a rivalidade entre as equipes se intensificou e foi ficando maior com o passar dos anos. 

Hoje, é considerado um dos confrontos de maior peso no que envolve seleções.

As equipes disputaram embates válidos por fases importantes de Copa do Mundo e Eurocopa. 

Nos anos 1980, inclusive, a rivalidade se intensificou ainda mais, com duas semifinais no Mundial – vencidas pela Alemanha em ambas. 

Vale lembrar que, fora dos gramados, França e Alemanha também ficaram de lados opostos na segunda guerra mundial.

Acompanhe as novidades das seleções mundiais em primeira mão aqui no Click Esportivo.