Futebol Internacional
Seleção Argentina de Futebol: a paixão, a história e os ídolos da Albiceleste
A seleção argentina de futebol é uma das maiores do planeta, tricampeã do mundo, e maior rival da seleção brasileira, conheça mais dessa história incrível no esporte.
A seleção argentina de futebol tem títulos memoráveis e ídolos inesquecíveis como os craques Diego Maradona e Lionel Messi.
A Argentina está num seleto grupo de seleções que venceram as principais competições do futebol:
- Copa do Mundo (3x);
- Copa das Confederações (1x);
- Copa América (15x);
- Jogos Olímpicos (2x).
A seleção argentina está ao lado da França, Inglaterra e Brasil. Atualmente vive um momento fantástico: é a atual campeã do mundo.
A seleção ganhou a competição no Catar e levantou a terceira taça no torneio. A decisão foi contra a França – e vencida nos pênaltis.
Origem e história da albiceleste
Os primeiros relatos de futebol na Argentina surgem em 1840, através de embarcações inglesas que buscavam relaxar durante as viagens.
A primeira partida em solo argentino só veio acontecer em junho de 1867, por meio do Buenos Aires Football Club.
Em 1893 surgiu a Argentine Association Football League (AFA), que organiza o futebol argentino até hoje – e, claro, a seleção albiceleste também ao longo de todos esses anos.
A seleção argentina de futebol disputou 18 Copas do Mundo, inclusive sendo vice-campeã da primeira edição diante do anfitrião Uruguai.
Das 18, os hermanos levaram a melhor em três oportunidades, sendo a última em 2022.
Além dos três títulos da Copa do Mundo, conquistados em 1978, 1986 e 2022, a seleção argentina de futebol também possui outras taças importantes como os 15 troféus vencidos da Copa América. A Albiceleste, ao lado do Uruguai, é a maior vencedora da competição.
Principais conquistas e campanhas memoráveis
Confira a seguir as principais conquistas da história da seleção argentina:
Copa do Mundo de 1930
A seleção argentina de futebol não ganhou a primeira Copa do Mundo, mas dá para dizer que fez uma campanha histórica.
Chegou à decisão, porém encontrou outro rival pela frente e acabou perdendo por 4 a 2 diante do Uruguai.
Copa do Mundo de 1978
Após décadas batendo na trave e com títulos apenas da Copa América, a Argentina, enfim, conquistou a Copa do Mundo em 1978.
Jogando no seu território, a seleção albiceleste bateu a Holanda na final e, pela primeira vez na história, levantou a taça de campeão.
O atacante Mário Kempes foi o cara daquela campanha.
Copa do Mundo de 1986
Com atuações fenomenais de Diego Maradona, a Argentina volta a ser campeã da Copa do Mundo em 1986, no México.
A equipe bateu a Alemanha – que se tornaria um grande rival com o passar do tempo – na grande final e conquistou o torneio pela segunda vez.
Copa do Mundo de 1990
Quatro anos depois, ainda comandada por Maradona dentro de campo, a Argentina volta à final novamente contra a Alemanha, porém desta vez o desfecho é pior para a Albiceleste.
A seleção argentina de futebol perdeu por 1 a 0 e ficou com o vice na Copa do Mundo da Itália.
Copa do Mundo de 2014
Após sucessivas campanhas caindo nas quartas de final e acumulando uma grande seca de títulos, a Argentina voltou à decisão da Copa do Mundo.
No Brasil, em pleno Maracanã, reencontraram a Alemanha mais uma vez, e o destino sorriu novamente para os europeus: vitória por 1 a 0 e manutenção da seca argentina.
Copa América de 2016
No ano da Copa América centenária, a Argentina chegou para o duelo buscando colocar um fim no seu jejum de títulos – o último havia sido em 1993. No entanto, o que se viu foi mais um trauma para a fervorosa torcida.
Na decisão contra o Chile, a seleção albiceleste perdeu o título nos pênaltis, com direito a Messi desperdiçando uma cobrança, e ficou com o vice novamente repetindo a campanha de 2015 da Copa América.
Copa América de 2021
O ressurgimento da seleção argentina de futebol veio em 2021 e não podia ter um roteiro mais perfeito para os hermanos.
Em uma Copa América disputada no Brasil, a Albiceleste chegou na final contra os donos da casa e não desperdiçou a oportunidade de acabar com a seca diante do maior rival: venceu a seleção brasileira por 1 a 0, quebrou jejum e ficou com a taça.
Foi o primeiro título de Messi com a Argentina.
Copa do Mundo de 2022
O caminho para voltar a ser campeão do mundo já havia começado um ano antes, mas a coroação veio em 2022.
Com um desempenho incrível de Messi, a Argentina chegou na final novamente e, em jogo épico ante a França, bateu os europeus nas penalidades após empate por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação, conquistando o terceiro título da Copa.
Ídolos da seleção argentina de futebol
A albiceleste contribuiu para o futebol internacional com grandes craques, a seguir veremos os principais:
Mário Kempes
Se a Argentina ganhou a Copa do Mundo de 1978, a primeira da sua história, muito se deve ao atacante Mario Kempes.
Artilheiro e melhor jogador daquele Mundial, tendo marcado seis gols, o ex-jogador ficou marcado como um dos maiores ídolos da história da Albiceleste.
É, até hoje, exaltado.
Diego Maradona
Diego Maradona superou o patamar de ídolo. É, para muitos, uma divindade por tudo que fez e representou para a seleção argentina de futebol ao longo de sua carreira.
Ele, que foi o melhor jogador da Copa do Mundo de 1986, ainda disputou outros mundiais com a seleção. Voltou para a seleção argentina de futebol como treinador para a Copa do Mundo de 2010, porém, sem o mesmo sucesso de quando era jogador.
Faleceu em 2020, mas até hoje é exaltado no país vizinho.
Lionel Messi
Sucessor de Maradona no quesito idolatria, Lionel Messi demorou para ter o seu reconhecimento em taças, até porque bateu muito na trave até ganhar o seu primeiro título com a seleção argentina de futebol.
Com as conquistas da Copa América de 2021 e, sobretudo, com a Copa do Mundo de 2022, Messi também alcançou patamar de ‘divindade’ ao lado de Maradona.
É, para muitos, o melhor jogador da história, superando até mesmo Pelé na visão de algumas pessoas. Foi responsável por revolucionar o futebol, inclusive sendo sete vezes Bola de Ouro.
Leia também: Os Melhores Jogadores de Futebol do Mundo: Ícones do Esporte Global
Rivalidades da seleção argentina de futebol
O maior rival da Argentina no mundo do futebol é a Seleção Brasileira. Ao longo das décadas, as seleções tiveram embates eletrizantes.
Para os argentinos, aliás, alguns são inesquecíveis, como as oitavas de final da Copa do Mundo de 1990, a final da Copa América de 2021, ambos vencidos pelos hermanos.
Mas esta não é a única rivalidade da Argentina, levando em consideração que a seleção também tem confrontos históricos contra a Alemanha, tendo decidido três finais de Copa do Mundo diante dos europeus.
Em duas oportunidades a Alemanha levou a melhor, enquanto a Argentina ganhou em 1986.
Por fim, mas não menos importante, outra rivalidade é contra a Inglaterra, aflorada pela Guerra das Malvinas. Na Copa do Mundo de 1986, a Argentina eliminou os ingleses, com direito a gol de mão de Maradona. O tento até hoje é chamado de “La mano de Dios” ou a ‘A Mão de Deus’ em portugês.
Curiosidades das seleções e as notícias dos próximos campeonatos como Eliminatórias e Copa América você acompanha em primeira mão aqui no Click Esportivo.