Futebol Internacional

Novo estádio do San Lorenzo levará nome de Papa Francisco

<p>Vista ultrarrealista do novo estádio do San Lorenzo, em homenagem ao Papa Francisco.</p>

Vista ultrarrealista do novo estádio do San Lorenzo, em homenagem ao Papa Francisco.

O novo estádio do San Lorenzo, clube argentino, deverá se chamar “Papa Francisco”, em homenagem ao pontífice que faleceu na segunda-feira, aos 88 anos. A informação foi divulgada pelo presidente do clube, Marcelo Moretti, que afirmou ter recebido autorização pessoal do próprio Jorge Mario Bergoglio durante visita ao Vaticano.

“Fui visitá-lo em setembro de 2024 como representante institucional. Nessa visita, levei muitos presentes do clube e pedi sua autorização para que o novo estádio que vamos construir no bairro de Boedo levasse o nome de Papa Francisco. Sua resposta foi aceita e ele o fez com grande emoção”, revelou Moretti.

O estádio será construído no mesmo local onde ficava o antigo Viejo Gasómetro, no bairro de Boedo. O projeto arquitetônico já foi apresentado e prevê capacidade para 50 mil torcedores.

O Papa Francisco era um torcedor declarado do San Lorenzo. Na infância, ele frequentava jogos do clube argentino e chegou a acompanhar, do Viejo Gasómetro, a conquista do campeonato nacional em 1946, quando tinha apenas 10 anos.

“Tem vindo à minha memória belas recordações, começando desde a minha infância. Acompanhei, aos dez anos, a gloriosa campanha de 1946”, escreveu Francisco em 2013, sobre a conquista do título argentino do clube.

O vínculo entre Bergoglio e o San Lorenzo era tão forte que, quando ele foi eleito Papa em 2013, sua paixão pelo clube logo ganhou destaque. Ele possuía uma carteira de sócio do clube, recebida após celebrar a missa em ação de graças pelo centenário do San Lorenzo em 2008.

Segundo Moretti, o pontífice também autografou uma camisa do clube durante a visita: “Ele autografou uma camisa simbólica do clube para nós, uma peça de roupa que guardamos em segurança. Quando o estádio for inaugurado, vou exibi-la no salão central para todos os torcedores do nosso time”.

O Papa Francisco morreu às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 pelo horário do Vaticano, desta segunda-feira. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Fonte: Jovem Pan