Fórmula 1

Ferrari anuncia contratação de Lewis Hamilton a partir de 2025

<p>Divulgação/Mercedes</p>

Divulgação/Mercedes

Heptacampeão substitui Carlos Sainz Jr.

A relação mais vitoriosa da história da Fórmula 1 está chegando ao fim. Após 12 anos correndo pela Mercedes, marca completa ao fim deste ano, Lewis Hamilton vai trocar o preto pelo vermelho. O heptacampeão mundial foi anunciado nesta quinta-feira (1º) como novo piloto da Ferrari.

Assim, Hamilton substitui Carlos Sainz Jr., que vai deixar a equipe de Maranello após quatro anos na escuderia italiana. O futuro do espanhol ainda não está definido, assim como o nome do substituto do britânico na Mercedes.

O encaminhamento da negociação tinha sido adiantado algumas horas antes pela rede britânica Sky Sports, pegando o mundo da Fórmula 1. Segundo a equipe Mercedes, a saída acontece porque o piloto ativou uma cláusula de opção de liberação do contrato, que foi renovado em 2023.

Lewis Hamilton na Mercedes

Hamilton teria vínculo com a Mercedes até o fim de 2025, mas optou por antecipar sua saída em um ano para assinar um contrato de “multianos” com a Ferrari. Assim, ele e Sainz ainda correm neste ano por suas atuais equipes, mas se despedem ao fim da temporada.

Com a oficialização da saída, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, comentou sobre a parceria com o piloto. “Nossa relação com o Lewis se tornou a mais bem sucedida que o esporte já viu e isso é algo que olhamos com orgulho. Lewis sempre será uma parte importante da Mercedes. Ainda assim, sabíamos que nossa parceria caminharia para o fim em algum momento e esse dia chegou. Nós aceitamos a decisão de Lewis de procurar um novo desafio”.

O piloto também repercutiu o fim da parceira história. “Tive 11 anos incríveis com esse time estou orgulhoso do que atingimos juntos. A Mercedes foi parte da minha vida desde que eu tinha 13 anos. É um lugar onde eu cresci, então, a decisão de sair foi uma das mais difíceis que eu já tomei. Mas é o momento certo para eu dar esse passo e estou animado em aceitar um novo desafio. Serei sempre grato pelo apoio incrível da minha família Mercedes”.

Lewis Hamilton na Ferrari

Esta não foi a primeira vez que o nome de Lewis Hamilton foi vinculado a um lugar na Ferrari. O britânico nunca escondeu o desejo de correr pela equipe de Maranello, mas, aos 39 anos, depois de 17 temporadas na categoria, isso já parecia assunto superado. Não foi o que aconteceu.

Assim, a partir de 2025, ele fará dupla com Charles Leclerc, que assinou novo contrato na última semana. Curiosamente, esta será a primeira vez em toda a carreira de Hamilton na Fórmula 1 que ele correrá sem motores Mercedes, já que a equipe também fornecia as unidades de potência durante sua passagem na McLaren, entre 2007 e 2012.

Carregando...