Fórmula 2

F2: Maloney vence sprint no Bahrein; Bortoleto cresce no fim e estreia em sexto

<p>Divulgação/F2</p>

Divulgação/F2

Brasileiro fez quatro ultrapassagens nas últimas duas voltas

Começou oficialmente a temporada 2024 da F2 e a primeira vitória do ano é do barbadiano Zane Maloney. Na sprint do GP do Bahrein o jovem garantiu a sua primeira vitória na categoria. Em uma corrida marcada por estratégias diferentes de pneus, o brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 10º e viu os duros compensarem no fim, fazendo quatro ultrapassagens nas últimas duas voltas e chegando em sexto, a 0.132s do quinto, Paul Aaron.

Além de Maloney, o pódio da F2 no Bahrein teve o pole Jak Crawford e o espanhol Josep Maria MartíEnzo Fittipaldi, por sua vez, consumiu logo os seus pneus macios e despencou da quarta para a 17ª colocação, dando sinais de desbalanço do seu carro no equilíbrio de pneus. Com pneus novos no fim, ele ainda teve a volta mais rápida da corrida.

Com esse resultado, Crawford assume a liderança do campeonato, com 10 pontos. Com os três pontos desta sexta (1º) e os dois da pole, Bortoleto ocupa a quinta colocação e pode melhorar neste sábado, às 7h30, na corrida principal do GP do Bahrein de F2. Bortoleto larga na ponta, enquanto Fittipaldi começa em sétimo.

GP do Bahrein de F2

A prova já começou com um duelo de estratégias. Algumas equipes apostaram na velocidade e calçaram pneus macios, enquanto outros apostaram em pneus duros para sustentar as 23 voltas da sprint e ganhar posições no decorrer da corrida. Pole, Jak Crawford largou bem, mas acabou perdendo ritmo e sendo ultrapassado pelo o barbadiano Zane Maloney – que largou em oitavo – na oitava volta.

Enzo Fittipaldi largou em quarto e viu o carro perder rendimento bem antes do esperado. Com sua VAR virando acima, ele até conseguiu disputar posição no início da prova, mas caiu para a sétima colocação após metade das 23 voltas. Gabriel Bortoleto, por sua vez, apostou nos pneus duros e conseguiu segurar bem a 10º posição, mas não viu grandes ganhos de desempenho ao longo da prova.

O ritmo de Fittipaldi seguiu em queda e ele acabou ultrapassado por Bortoleto na 14ª volta. Na parte da frente, o desgaste dos pneus macios falou mais alto na reta final e as escapadas se tornaram mais comuns, com grande perda de ritmo para os carros calçando vermelho.

Assim, as disputas ganharam emoções no fim e a prova registrou muitas ultrapassagens, com Pep Martí passando os franceses Victor MartinsIsack Hadjar para garantir o pódio. Mais abaixo, Bortoleto viu os pneus macios dos adversários colapsarem e acumulou quatro ultrapassagens nas últimas duas voltas da prova, garantindo a sexta colocação na sua estreia na F2.

Carregando...