Fórmula 2
Fórmula 2: Maini é desclassificado e Bortoleto estreia com pole no Bahrein
Pole também vale dois pontos para Bortoleto no campeonato
Uma mudança de última hora no grid da Fórmula 2 garantiu a pole do brasileiro Gabriel Bortoleto logo em sua estreia na categoria. Nesta quinta-feira (29), ele foi o 2º mais rápido no qualificatório do GP do Bahrein, atrás do companheiro de equipe, o indiano Kush Maini. Este, porém, foi desclassificado por problemas no carro.
A notícia veio mais de quatro horas depois do fim da sessão qualificatória, realizada ainda pela manhã. O carro de Maini foi desclassificado porque a barra externa dianteira esquerda do carro estava abaixo da altura mínima exigida. Com isso, ele larga em último das duas corridas do fim de semana e todos os demais ganham uma posição no grid.
Assim, Gabriel Bortoleto assume a pole position, seguido pelo francês Isack Hadjar e pelo barbadiano Zane Maloney. O brasileiro Enzo Fittipaldi também sobe uma posição: de oitavo para sétimo. Essas serão as posições da corrida principal. No grid invertido da sprint, Enzo larga em quarto e Gabriel em 10º.
A pole position de Gabriel Bortoleto foi garantida com um tempo de 1:41.915, apenas 0.023s mais rápido que o Hadjar. Em uma disputa apertada, foram seis pilotos no mesmo décimo de segundo.
O GP do Bahrein de Fórmula 2
Com duas corridas por fim de semana, a Fórmula 2 tem o qualy no primeiro dia, definindo o grid da corrida principal. E a pole já vale dois pontos. Assim, Gabriel Bortoleto já larga na liderança do campeonato. Entre as duas, acontece a corrida sprint, marcada para as 11h15 desta sexta-feira (1º). Depois, a corrida principal será no sábado, às 7h30.