Automobilismo
Aurelia Nobels é confirmada como 1ª brasileira da história da F1 Academy
Pilota estará em carro da ART Grand Prix
O Brasil estará representado na F1 Academy pela primeira vez. Nesta terça-feira (20), a tradicional ART Grand Prix anunciou a pilota Aurelia Nobels no seu line-up para 2024. A categoria de base, destinada apenas para meninas, vai para a sua segunda temporada na missão de abrir mais espaço para as mulheres no automobilismo.
Com 17 anos recém-completos, Aurelia Nobels faz parte da academia de pilotos da Ferrari, mas não correrá com o apoio oficial da equipe italiana. Isso porque cada uma das 10 equipes do grid da Fórmula 1 podem escolher uma pilota para correr com as suas cores e a escuderia optou pela holandesa Maya Weug, também da sua academia.
Assim, a brasileira, que já era dada como certa na categoria desde o fim do ano passado precisou ir atrás de outra parceria e essa indefinição terminou agora, com a Puma, tradicional apoiadora das mulheres no automobilismo, confirmando o apoio à brasileira. Assim, ela correrá com um carro com as cores da tradicional marca de roupas esportivas.
Ela comemorou o acerto. “Estou muito feliz. É uma nova oportunidade e eu estou certa que vou apresender muito. Vou fazer o meu melhor para representar a Puma tão bem quanto possível. Amei a pintura do carro. Acho que é um carro muito diferente e legal, amei as cores. Me sinto ótima, é uma grande marca, muito especial”.
Aurelia Nobels na F1 Academy
Filha de pais belgas, nascida nos Estaos Unidos e criada no Brasil, Aurelia Nobels já chgou a competiu sob a bandeira da Bélgica. Ela entrou para a academia da Ferrari em 2022, após vencer um projeto da FIA. No mesmo ano, ela participou da Fórmula 4 Brasil, e também fez corridas na Dinamarca e na Espanha. Em 2023, ela participou da F4 Italiana.
Neste ano, a brasileira será a caçula da F1 Academy, que chega para uma temporada mais importante que a da estreia, no ano passado. Neste ano, toda a temporada será televisionada e funcionará como categoria de suporte à Fórmula 1. Além disso, todas as equipes do grid da F1 vão apoiar uma pilota na competição.
Além de Nobel, a ART Grand Prix também terá a filipina Bianca Bustamante (McLaren) e a estadunidense Lia Block (Williams). Dos 15 carros, apenas um assento segue indefinido: o de terceira pilota da Rodin (antiga Carlin). Prema, MP e Campos também já definiram seus trios.