Fora de Campo
Vinícius Júnior promove campanha contra o racismo no Dia da Consciência Negra: “Não finja que não vê”
Ação de Vinícius Júnior envolveu a publicação de mensagens em outdoors por todo o Brasil e nos Estados Unidos, além do lançamento de uma cartilha educativa
O atacante Vinícius Júnior, um dos maiores símbolos na luta contra o racismo no futebol europeu atual, aproveitou o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), para promover uma campanha sobre o tema no Brasil e no exterior. Sob o mote “Racismo. Não finja que não vê. Revele os racistas”, o atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira espalhou a mensagem em outdoors e outros espaços de mídia por todo o país e também nos Estados Unidos.
A campanha também foi replicada nas redes sociais do jogador, bem como do Instituto Vini Jr, parceiro na iniciativa. A organização também lançou, nesta segunda-feira (20), o Manual de Educação Antirracista, uma publicação de caráter pedagógico, com mais de 60 páginas, para auxiliar escolas a abordar a temática no contexto educacional. “Mais que um guia, é uma ferramenta para desafiar estereótipos, desconstruir preconceitos e criar ambientes educacionais inclusivos”, diz um trecho do anúncio.
Vinícius Júniors foi alvo de inúmeras agressões racistas e xenofóbicas desde a sua chegada ao clube merengue, em 2018. Desde então, o jogador empreende uma luta para transformar a legislação espanhola, tipificando como crimes ações de racismo e injúria racial.
Em paralelo, Vinícius Júnior também montou uma equipe para monitorar e denunciar os episódios que acontecem no mundo virtual, processando os autores. Em outubro, o jogador foi o vencedor do Prêmio Sócrates de 2023, entregue pela revista France Football junto à Bola de Ouro, por suas ações sociais junto ao Instituto Vini Jr.