RACISMO
Vini Jr. cobra punição da Uefa para torcedores do Atlético de Madrid que o chamaram de ‘chimpanzé’
Vini Jr. foi chamado de chimpanzé pela torcida do Atlético de Madrid
O atacante Vini Jr., do Real Madrid, se pronunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira (14), após ter sido chamado de “chimpanzé” por torcedores do Atlético de Madrid antes do jogo contra a Inter de Milão.
O brasileiro – alvo constante de ataques racistas na Espanha – cobrou punição da Uefa aos torcedores do Atlético. Além disso, lamentou que é uma triste realidade que ocorre até mesmo quando não está presente.
O novo caso de racismo aconteceu antes do duelo entre Atlético e Inter pela Champions League. Em vídeo divulgado, é possível ver um grupo de colchoneros entoando “Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé”.
A torcida, na verdade, adaptou o canto de exaltação ao clube (“Alé, alé, alé, Atleti te amo, contigo até o final”) para destilar ódio contra Vini Jr. – que convive com ofensas quando vai ao estádio do rival.
Pronunciamento da La Liga
A La Liga se pronunciou (veja na íntegra abaixo) sobre o ocorrido e informou que vai denunciar os cantos racistas de torcedores do Atlético de Madrid ao Ministério Público da Espanha.
No comunicado, a entidade espanhola proferiu que agiu “para que o futebol seja um espaço livre de ódio” e que “vai perseguir essas atitudes seja qual for a competição”.
LaLiga denunciará perante a Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr. antes do jogo de ontem da Uefa Champions League entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio.
LaLiga está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… seja qual for a competição – disse a entidade em comunicado.