Fora de Campo
Premier League encaminha aprovação de teto financeiro para clubes em 2025-26
![<p>Novidade visa reduzir abismo financeiro na Premier League (Foto: Divulgação)</p>](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2024/04/29150441/premier-league-trofeu-divulgacao-768x513.jpg)
Novidade visa reduzir abismo financeiro na Premier League (Foto: Divulgação)
Novidade ainda deve ser confirmada em assembleia da Premier League em junho
Os clubes da Premier League aprovaram, nesta segunda-feira (29), a adoção de um teto de gastos financeiros para a temporada 2025-26. A decisão, ainda em caráter preliminar, deve ser confirmada em uma nova assembleia prevista para junho. A proposta contou com o apoio de 16 equipes e o voto contrário de Aston Villa, Manchester City e Manchester United, além da abstenção do Chelsea.
O novo teto não deve limitar os salários individuais dos jogadores, mas o montante destinado ao elenco como um todo, envolvendo salários, transferências e comissão dos agentes. O valor ideal ainda está em discussão, mas a imprensa inglesa espera que o limite seja igual a cinco vezes a menor quantia recebida por um clube através de acordos comerciais e de transmissão na Premier League.
De acordo com o portal The Athletic, caso a medida estivesse em vigor na última temporada, o limite de gastos seria de 518 milhões de euros, uma vez que o Southampton, clube com menor arrecadação, recebeu 103,6 milhões de euros em seus acordos. Neste caso, o teto seria um problema para o Chelsea, por exemplo, que desembolsou cerca de 611 milhões de euros em contratações.
A ideia tem o objetivo principal de reduzir o abismo financeiro entre as equipes do futebol inglês, sendo mais popular entre os clubes de menor poder aquisitivo. Para começar a valer, a proposta também deve ser aprovada pelo Comitê Consultivo e Negociador do Futebol Profissional, que reúne diversas entidades vinculadas ao esporte no país.