Barcelona
Estádio do Flamengo: na expectativa, torcida compara área com grandes arenas da Europa

Flamengo quer estádio em terreno de antigo gasômetro (Foto: Divulgação)
Terreno desejado pelo Flamengo possui área semelhante a de clubes como Barcelona e Borussia Dortmund; torcida cobra ainda batismo de ‘Arena Zico’ em homenagem ao ídolo
A possibilidade cada vez mais concreta de construção de um estádio próprio vem mexendo com as emoções da torcida do Flamengo. No último sábado (9), a entrega do projeto para a construção do empreendimento no terreno do antigo gasômetro, pertencente à Caixa Econômica Federal, motivou uma série de especulações nas redes sociais.
Um dos debates diz respeito à capacidade de público do futuro estádio. Com base em imagens de satélite da região pleiteada pelo clube carioca, que possui cerca de 92 mil m², os internautas fizeram um comparativo com a área de outras arenas de grandes clubes europeus. A expectativa dos torcedores é de que a nova casa supere o Maracanã, que recebe atualmente cerca de 80 mil pessoas.
O espanhol Barcelona, por exemplo, possui uma área de cerca de 95 mil m² destinada ao Spotify Camp Nou, que está em reforma para abrigar mais de 110 mil pessoas. Já o rival Real Madrid recebe cerca de 80 mil pessoas no Santiago Bernabéu, que ocupa uma área aproximada de 65 mil m² na capital Madri. Outro exemplo citado foi o Signal Iduna Park, pertencente ao alemão Borussia Dortmund, que recebe mais de 80 mil pessoas em uma área estimada de 95 mil m².
Homenagem a Zico
Um outro ponto que vem dominando o debate entre os torcedores é o possível nome do novo estádio. Arena Flamengo e Ninho do Urubu são algumas das opções que circulam nas redes sociais. Porém, um outro nome tem ampla maioria da preferência dos rubro-negros: Arthur Antunes Coimbra, o popular Zico. Os torcedores veem o batismo como uma justa homenagem a um dos maiores ídolos da história do Flamengo.
Andamento das negociações
As negociações para a aquisição do terreno do antigo gasômetro, que pertence a um fundo imobiliário gerido pela Caixa Econômica Federal, tiveram início no fim do ano passado. O empreendimento, que até então estava apenas no campo das ideias, foi materializado em um projeto e entregue em mãos ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, no último sábado (9).
Leia também: Flamengo apresenta à Caixa projeto de novo estádio
O desejo da diretoria o Flamengo é adquirir a área, que está avaliada em cerca de R$ 200 milhões, mas outras formas de negociação como uma Parceria Público-Privada não estão descartadas. As partes devem se reunir novamente em breve para aprimorar a proposta inicial, com data e local ainda a definir.