Fora de Campo

Acusados de corrupção em construção de novo estádio da Roma são condenados

<p>Projeto do novo estádio da Roma (Foto: Divulgação)</p>

Projeto do novo estádio da Roma (Foto: Divulgação)

Diretoria da Roma não teve envolvimento no episódio

A justiça italiana condenou, nesta sexta-feira (5), os acusados do escândalo de corrupção que envolve a construção do novo estádio da Roma. Ao todo, nove pessoas envolvidas vão cumprir penas que variam de um a oito anos de prisão em regime fechado

As primeiras prisões ocorreram ainda em 2018, em uma operação organizada pela Procuradoria de Roma. Entre os detidos na ocasião estavam Luca Lanzalone, presidente da companhia energética ACEA, e Luca Parnasi, dono da construtora Eurnova.

Lanzalone recebeu uma pena de três anos de reclusão, enquanto Parnasi foi condenado a dois anos. A punição mais alta estabelecida, de oito anos e oito meses de prisão, foi destinada a Marcello De Vito, ex-presidente da Assembleia Capitolina e candidato a prefeito em 2013.

Carregando...

Os crimes praticados envolvem fraudes em documentações, como emissões de faturas falsas e financiamentos ilegais. De acordo com as investigações, a diretoria da Loba não teve envolvimento nos episódios. Outras 12 pessoas investigadas ao longo do processo foram inocentadas.

O novo estádio da Roma tem previsão de inauguração para 2027, de acordo com o CEO Pietro Berardi, com o início das obras ocorrendo ainda este ano. O empreendimento deve ter capacidade para mais de 52 mil pessoas e já recebeu aval da câmara municipal.