SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil chega à marca recorde de quatro jogos sem balançar as redes contra a Argentina

<p>Em duelo marcado por confusões nas arquibancadas, Brasil perde para a Argentina no Maracanã. . Foto: Reprodução/TV Globo</p>

Em duelo marcado por confusões nas arquibancadas, Brasil perde para a Argentina no Maracanã. . Foto: Reprodução/TV Globo

Ficha técnica

Derrota por um a zero foi o quarto jogo seguido do Brasil sem marcar gols diante da Argentina, maior sequência da história dos confrontos entre as duas seleções.

Dois de julho de 2019. Essa foi a última vez que um jogador brasileiro marcou um gol diante da seleção argentina. Na ocasião, as equipes se enfrentavam pela Copa América no Mineirão, quando Gabriel Jesus e Roberto Firmino marcaram os dois gols da vitória brasileira por 2 a 0.

O resultado garantiu a seleção brasileira na final da competição, campanha que resultaria no título conquistado diante do Peru.

De lá pra cá, os dois rivais se enfrentaram quatro vezes. Nesse recorte, quem se deu melhor foram os hermanos. O primeiro confronto da série ocorreu ainda em 2019, quando as equipes se enfrentaram na Arábia Saudita. O gol de Messi deu o triunfo à seleção argentina pelo placar mínimo.

Dois anos depois, em novo embate pela Copa América, nova vitória argentina por 1 a 0. O gol marcado por Di Maria daria o título da competição aos argentinos, deixando o Brasil com o vice-campeonato. Naquele mesmo ano, as equipes ainda empatariam em 0 a 0 em jogo válido pelas Eliminatórias.

Pior sequência da história

O jogo desta terça (21) marcou a quarta partida seguida sem gols do Brasil diante de seu maior rival. O principal clássico das Américas e um dos maiores, senão o maior confronto de seleções do futebol mundial, começou a ser disputado em 1914. Desde então, nunca uma seleção havia ficado tanto tempo sem balançar as redes.

Até então, o recorde era de três jogos sem gols para qualquer um dos lados. O Brasil havia alcançado esta marca em apenas uma oportunidade. Em 1983, as equipes se enfrentaram duas vezes pela primeira fase da Copa América. No primeiro confronto, a Argentina levou a melhor vencendo por 1 a 0.

Na segunda partida, empate em 0 a 0. Ainda assim, a seleção canarinho é que acabaria na primeira posição do grupo, com o rival eliminado. O título seria conquistado pelo Uruguai.

O terceiro jogo da série só ocorreria no ano seguinte. Em 1984, as equipes ficaram num empate sem gols em amistoso realizado no estádio do Morumbi, num jogo que teve expulsões de Renato Gaúcho e Oscar Garré.

A Argentina tem como pior sequência sem marcar gols o período de três jogos entre 2006 e 2008. No primeiro duelo da série, 3 a 0 para o Brasil, gols de Elano, duas vezes, e Kaká, num amistoso realizado no Emirates Stadium, em Londres. Em 2007, nova derrota por 3 a 0, desta vez pela Copa América, gols de Júlio Baptista, Daniel Alves e Ayala (contra), em Maracaibo.

Curiosamente, esses dois jogos fizeram parte de uma das piores sequências de gols sofridos da história do confronto. Somado ao jogo anterior, uma 4 a 1 pela Copa das Confederações de 2005, foi apenas a segunda vez que uma das equipes sofreu 3 ou mais gols em 3 jogos seguidos. A primeira havia sido em 1945, também com os hermanos sofrendo 3 ou mais gols em três jogos pela Copa Roca.

A série argentina de três partidas sem marcar chegaria à sua marca final em 2008, já pelas Eliminatórias, quando as duas seleções empataram em 0 a 0 no Mineirão.

Oito jogos seguidos com um zero no placar

Além da sequência negativa pelo lado brasileiro, o jogo desta terça ainda ampliou uma outra marca inédita na história do confronto. Foi o oitavo jogo seguido em que pelo menos uma das equipes saiu sem balançar as redes.

A última vez em que um superclássico terminou com ambos os times marcando foi em 2015, quando Lavezzi e Lucas Lima marcaram os gols do empate em 1 a 1 pelas Eliminatórias.

A marca já era um recorde antes mesmo do duelo de hoje. Antes da sequência atual, a maior série havia sido de três jogos com o zero no placar, número alcançada quatro vezes, a mais recente em 2011.

Oito últimos jogos entre Brasil e Argentina:
  • 2016: BRA 3×0 ARG
  • 2017: BRA 0x1 ARG
  • 2018: BRA 1×0 ARG
  • 2019: BRA 2×0 ARG
  • 2019: BRA 0x1 ARG
  • 2021: BRA 0x1 ARG
  • 2021: BRA 0x0 ARG
  • 2023: BRA 0x1 ARG

Leia mais: