Futebol

Palmeiras vence o Santos e conquista o tri do Paulistão

<p>Palmeiras conquistou título do Paulistão 2024 sobre o Santos (Foto: Fabio Menotti/SEP)</p>

Palmeiras conquistou título do Paulistão 2024 sobre o Santos (Foto: Fabio Menotti/SEP)

Primeiro tempo teve Palmeiras melhor, mas com dificuldade para converter; no complemento, confronto ficou mais disputado e Verdão levou a melhor

Palmeiras venceu por 2 x 0 o Santos, neste domingo (7), no Estádio Allianz Parque, em partida válida pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Paulista de 2024. Com o resultado de 1 x 0 para a equipe alvinegra no jogo de ida, o Verdão conquistou o tricampeonato estadual consecutivo, chegando à 26ª taça paulista de sua história. O troféu também representou uma marca histórica na carreira do treinador Abel Ferreira, que se tornou o mais vitorioso pelo clube, com 10 títulos, ao lado de Oswaldo Brandão.

Palmeiras saiu na frente com pênalti

O confronto começou aberto e movimentado na etapa inicial, com um certo equilíbrio de forças. Enquanto o Palmeiras controlou mais a posse de bola, o Santos arriscou mais finalizações ao longo do primeiro tempo.

A primeira chance perigosa veio aos 5 minutos para a equipe alvinegra, quando Diego Pituca pegou a sobra na intermediária e mandou um foguete de fora da área, obrigando o goleiro Weverton a se esticar para espalmar no ângulo direito.

A resposta alviverde veio aos 9 minutos, quando a bola foi lançada dentro da área e Raphael Veiga ajeitou para Mayke, que mandou um chute forte e foi interceptado de cabeça por Gil em cima da linha do gol.

O placar foi aberto aos 33 minutos, depois que Endrick foi derrubado dentro da área em uma dividida com o goleiro João Paulo. O pênalti foi marcado e Raphael Veiga converteu com categoria, acertando o canto direito da meta, sem chances de defesa.

Duelo movimentado no complemento

Na volta para a etapa complementar, a primeira chance concreta veio para o Peixe, logo aos 2 minutos, na cobrança de falta venenosa de Otero, com a bola chegando a quicar no chão antes de ser defendida por Weverton. A partir daí, o confronto seguiu acirrado, com as equipes se revezando nas oportunidades ofensivas. 

Se no primeiro tempo Mayke teve uma finalização tirada em cima da linha, no segundo tempo foi a vez da situação se inverter. Aos 12 minutos, Otero pegou uma sobra de bola na entrada da área e finalizou, passando por Weverton vencido e parando no camisa 12 como último obstáculo ao gol.

O placar foi ampliado aos 22 minutos, em uma jogada de Piquerez pela ponta esquerda, que lançou na área para o cabeceio de Flaco López e o desvio providencial de Aníbal Moreno para o fundo das redes. A partida seguiu com boas oportunidades criadas para ambos os lados até o apito final, mas o placar seguiu inalterado.

Carregando...

Próximos jogos

O Palmeiras vai receber em casa o Liverpool na próxima quinta-feira (11), às 21h, pela Copa Libertadores. Em seguida, encara fora de casa o Vitória no domingo (14), às 18h30, pelo Brasileirão. Já o Santos vai receber em casa o Paysandu no dia 19 de abril, com horário a confirmar, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na sequência, ainda pela Série B, encara fora de casa o Avaí no dia 26 de abril, com horário a confirmar.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Ríos) e Veiga; Lázaro (Luís Guilherme), Endrick (Marcos Rocha) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira.

SANTOS 0
João Paulo; Aderlan (JP Chermont), Gil, Joaquim e Felipe Jonatan (Hayner); João Schmidt, Pituca (Patati), Otero (Pedrinho) e Giuliano; Guilherme e Morelos (Furch). Técnico: Fábio Carille.

Local: Estádio Allianz Parque
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back
Quarto Árbitro: Edina Alves Batista
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Gols: Palmeiras: Raphael Veiga (33’/1ºT) e Aníbal Moreno (22’/2ºT).
Cartões amarelos: Palmeiras: Endrick, Zé Rafael e Mayke. Santos: Aderlan, Gil e Morelos.