Atlético-MG
De virada, Atlético-MG vence o Cruzeiro e conquista pentacampeonato mineiro

Hulk marcou na vitória do Atlético-MG. (Foto: Pedro Souza/CAM)
Com vantagem do empate, Cruzeiro se resguardou e o Atlético-MG precisou sair mais para o jogo; no complemento, duelo ganhou emoção com redes balançando na reta final
O Atlético-MG venceu por 3 x 1 o Cruzeiro, neste domingo (7), no Estádio do Mineirão, em partida válida pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Mineiro de 2024. Com o resultado de 2 x 2 no jogo de ida, a equipe alvinegra conquistou o título estadual, emplacando uma sequência de cinco conquistas consecutivas e chegando à 49ª taça mineira de sua história.
Atlético-MG buscou o jogo na etapa inicial
Jogando em seus domínios e com a vantagem do empate, a Raposa buscou valorizar a posse de bola na etapa inicial e não se arriscou muito ofensivamente. Enquanto isso, o Galo buscou mais o jogo e protagonizou as melhores oportunidades.
Logo aos 7 minutos, Bruno Fuchs fez um lançamento em profundidade para Paulinho, que avançou em velocidade e ficou cara a cara com o arqueiro adversário, mas acabou mandando com força por cima da meta.
Em uma das poucas chances perigosas dos donos da casa, aos 36 minutos, Matheus Pereira fez uma cobrança de falta venenosa e assustou o goleiro Éverson.
Na reta final, os alvinegros cobraram a marcação de um pênalti depois que Hulk arrancou em velocidade e caiu após esbarrar em Neris na entrada da área, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.
Virada eletrizante no complemento
Na volta para a etapa complementar, o cenário foi transformado por uma ótima oportunidade aproveitada pelos anfitriões logo no início. Aos 7 minutos, Battaglia falhou na saída de bola e deu brecha para o ataque celeste; Matheus Pereira recebeu pela esquerda e lançou no alto para Mateus Vital, que cabeceou cruzado no canto direito de Éverson, sem chances de defesa.
Para acrescentar uma pitada de emoção ao confronto, a equipe alvinegra alcançou o empate aos 20 minutos. Otávio fez o cruzamento na área e Saravia subiu por trás da defesa e cabeceou com categoria, encobrindo o arqueiro celeste para deixar tudo igual no marcador.
A virada do Galo veio aos 32 minutos, depois que Igor Gomes tentou lançar na área e a bola foi interceptada com a mão por Lucas Silva. Com o pênalti assinalado, Hulk foi para a cobrança e converteu com precisão, mandando no canto direito da meta de Rafael Cabral.
Para sacramentar o resultado, o meia Gustavo Scarpa deixou o seu na reta final. Aos 48 minutos, Zaracho fez o lançamento para Paulinho na intermediária, que recebeu e fez o passe; o camisa 6 alvinegro, que driblou o goleiro e mandou com tranquilidade para o fundo da meta.
Próximos jogos
O Atlético-MG vai receber em casa o Rosario na próxima quarta-feira (10), às 19h, pela Copa Libertadores. Em seguida, encara fora de casa o Corinthians no domingo (14), às 16h, pelo Brasileirão.
Já o Cruzeiro vai receber em casa o Alianza FC na próxima quinta-feira (11), às 21h, pela Copa Sul-Americana. Na sequência, recebe em casa o Botafogo no domingo (14), às 17h, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1
Rafael Cabral; William (Barreal), Neris (Cifuentes), Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Gasolina) e Mateus Vital (João Marcelo); Matheus Pereira, Arthur Gomes (Rafael Elias) e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón.
ATLÉTICO-MG 3
Éverson; Saravia (Igor Rabello), Bruno Fuchs (Scarpa), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Igor Gomes), Battaglia (Vargas), Alan Franco e Zaracho; Paulinho e Hulk (Maurício Lemos). Técnico: Gabriel Milito.
Local: Estádio do Mineirão
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua da Costa (SP) e Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
Quarto Árbitro: Thayslane de Melo Costa (SE)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Cruzeiro: Mateus Vital (7’/2ºT). Atlético-MG: Saravia (20’/2ºT), Hulk (32’/2ºT) e Scarpa (48’/2ºT).
Cartões amarelos: Cruzeiro: Lucas Silva, Lucas Romero, William e Matheus Pereira. Atlético-MG: Zaracho, Jemerson, Guilherme Arana e Scarpa.