Carioca
Campeonato Carioca: A Rivalidade e a Magia do Futebol no Rio de Janeiro
Os 12 times participantes se enfrentam em uma disputa de pontos corridos, que determinará o vencedor da Taça Guanabara, enquanto os 4 melhores disputam a fase mata-mata para determinar o campeão do Campeonato Carioca. Entenda melhor como funciona!
Você sabe como funciona o Campeonato Carioca de Futebol? Sendo um dos estaduais mais importantes do país, o regulamento da competição já mudou diversas vezes ao longo dos anos, e gera dúvidas nos torcedores até hoje.
O Rio de Janeiro abriga três dos dez clubes com mais títulos nacionais. Fora das quatro linhas, o estado tem duas das cinco maiores torcidas entre os times de futebol, de acordo com pesquisa do Instituto AtlasIntel.
Os números apenas reforçam que, quando se trata de Campeonato Carioca, cada duelo representa muito mais do que uma mera partida, mas a história do futebol brasileiro sendo escrita sob os olhos atentos de todo o país.
Nas próximas linhas, vamos entender como funciona o Campeonato Carioca, a sua história, e os grandes confrontos desse torneio!
Leia mais: A Conmebol Libertadores da América: A Maior Competição de Clubes do Continente
História do Campeonato Carioca
O Campeonato Carioca foi criado em 1906, sendo o terceiro torneio estadual mais antigo do país, ficando atrás apenas dos campeonatos Paulista (1902) e Baiano (1905).
A cronologia da competição está vinculada aos rearranjos político-administrativos que fizeram parte da história da cidade e do estado do Rio de Janeiro.
A primeira edição ocorreu quando a cidade do Rio ainda era a capital brasileira e abrigava o Distrito Federal, organizado pela Federação Carioca de Futebol, ainda a nível municipal.
Já no ano de 1915, a Federação Fluminense de Desportos passou a realizar em paralelo o Campeonato Fluminense de Futebol, que tinha abrangência estadual.
Apenas em 1979 veio a unificação do torneio, quando ambas as entidades deram origem à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), passando a realizar um campeonato estadual único.
Como o Carioca era integrado pelos clubes maiores, o nome foi adotado como oficial, mesmo na teoria representando o gentílico municipal. A medida também evitou gerar controvérsias, em razão da existência de uma tradicional agremiação chamada Fluminense.
A primeira partida do Campeonato Carioca foi realizada no dia 3 de maio de 1906, quando o Paissandu sofreu uma goleada por 7×1 do Fluminense, clube que se sagrou campeão daquele ano. De lá para cá, 126 edições já foram realizadas, ao longo de 117 anos.
Veja também: Jogadores brasileiros na Arábia Saudita: quem está jogando lá e como estão se saindo?
Como é o regulamento atual do Campeonato Carioca?
O regulamento do Campeonato Carioca sofreu diversas transformações até chegar à sua forma atual, que se mantém por três anos consecutivos. As regras complexas, suas frequentes alterações ao longo da história e a existência da Taça Guanabara e Taça Rio dentro do torneio, fizeram com que muitas pessoas achassem as regras da competição muito confusas.
O caso mais emblemático foi a edição de 2002, que previa a classificação automática dos quatro grandes clubes cariocas (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo) para a fase final, o que fez com que esses times escalassem apenas reservas e juniores na competição. A medida gerou partidas esvaziadas e um boicote da grande mídia.
O novo formato, adotado pela FERJ desde 2021, busca simplificar o regulamento. A primeira fase conta com 12 clubes participantes, que realizam 11 partidas entre si, em turno único de pontos corridos que definem o campeão da Taça Guanabara.
Os quatro times mais bem posicionados seguem para a semifinal, com o primeiro lugar conquistando a Taça Guanabara. A etapa seguinte ocorre em cruzamento olímpico, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo encarando o terceiro.
A grande final, assim como a fase anterior, é disputada em jogos de ida e volta.
Os clubes posicionados entre o 5º e 8º lugares na primeira fase disputam a Taça Rio, também em caráter eliminatório, com jogos dentro e fora de casa. O troféu tem um cunho secundário e o clube vencedor não entra na disputa pelo título do Campeonato Carioca.
Apenas o último colocado na etapa inicial é rebaixado para a Série A2. Os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols marcados; confronto direto; menor número de cartões amarelos e vermelhos; e sorteio.
Entenda: Copa do Mundo: O Maior Torneio de Futebol do Mundo
Quais os times que disputam o Campeonato?
O regulamento atual prevê a participação de 12 times por edição, sendo que um deles será rebaixado, o que significa que todo ano haverá um novo participante. Para a edição de 2024 os 12 clubes participantes são:
- Audax
- Bangu
- Boavista
- Botafogo
- Flamengo
- Fluminense
- Madureira
- Nova Iguaçu
- Portuguesa
- Sampaio Corrêa
- Vasco
- Volta Redonda
Times com mais títulos do Campeonato Carioca
O futebol carioca está concentrado em quatro grandes clubes: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo. Juntos, os times detêm mais de 90% dos títulos conquistados ao longo das 126 edições do Campeonato Carioca.
O Flamengo lidera a lista, com 37 títulos, posição que mantém desde 2009. Logo em seguida está o Fluminense, com 33 taças, que ocupou a posição de maior campeão carioca por mais de um século, quando foi igualado pelo Flamengo em 2008 e ultrapassado no ano seguinte.
O Vasco da Gama aparece na terceira posição, com 24 títulos, e o Botafogo vem logo atrás, com 21 conquistas.
A última vez que uma equipe campeã não fazia parte do quarteto de grandes clubes foi em 1966, com a conquista do bicampeonato do Bangu.
A lista de campeões do Campeonato Carioca é composta ainda por América (7), São Cristóvão (1) e Paissandu (1), que integram o seleto grupo de oito clubes com o título da competição.
Além da quantidade de títulos no currículo, a disparidade entre os quatro maiores do Campeonato Carioca e os demais clubes pode ser observada também através do cenário nacional em que se encontram as equipes.
Em 2023, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo ocupam a divisão de elite do futebol brasileiro, enquanto Volta Redonda está na Série C, Nova Iguaçu, Portuguesa e Resende na Série D e Bangu, Audax Rio, Madureira e Boavista não se classificaram para a nenhuma divisão do Brasileirão.
leia mais: Os Melhores Jogadores de Futebol do Mundo: Ícones do Esporte Global
Destaques individuais do Campeonato Carioca
O futebol no Rio de Janeiro é uma grande vitrine nacional e internacional do esporte. Dessa forma, ao longo dos anos o Campeonato Carioca se transformou em palco para diversos craques consagrados despontarem ou construírem uma passagem de destaque.
Um dos termômetros mais eficientes para aferir a paixão de uma torcida por um ídolo é a quantidade de gols marcados na sua carreira.
Os maiores artilheiros da história do Carioca também têm em comum passagens marcantes pela Seleção Brasileira de Futebol.
Com 284 gols, Roberto Dinamite detém a liderança como o maior goleador do Campeonato Carioca. O ídolo cruzmaltino também é o artilheiro absoluto do Campeonato Brasileiro, com 190 gols.
Sua carreira teve uma ligação íntima com o Vasco da Gama, clube onde jogou a maior parte do tempo e pelo qual se tornou artilheiro do Carioca.
Sua performance lhe rendeu duas convocações para a Seleção Brasileira, onde participou das Copas do Mundo de 1978 e 1982. Porém, com a Canarinha seu desempenho foi mais apagado.
O Flamengo também produziu um outro craque que fez história no futebol carioca e brasileiro. Zico, o Galinho de Quintino, ocupa a vice-artilharia geral do Carioca, tendo balançado as redes por 239 vezes.
É considerado um dos maiores ídolos do clube, tendo atuado em 732 partidas com a camisa rubro-negra e marcado 508 gols, ao todo. Pela Seleção Brasileira, Zico disputou três Copas do Mundo ao longo de dez anos de atuação.
Ao encerrar sua passagem pela Canarinha, em 1989, ocupava a vice-artilharia geral, com 66 gols em 89 jogos, ficando atrás apenas de Pelé.
O terceiro maior goleador do Campeonato Carioca é Romário, que em sua passagem pelo futebol carioca vestiu as camisas de Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo. Ao todo, o Baixinho marcou 233 gols na competição.
Foi o atleta que mais vezes conquistou a artilharia do torneio, tendo alcançado a marca em sete oportunidades. Pela Seleção Brasileira, Romário atuou em 70 partidas e fez 55 gols, o que o coloca na quarta posição da artilharia geral da equipe.
Conquistou a Copa do Mundo de 1994, ano em que também recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.
Outros futebolistas também fizeram história no Rio de Janeiro, mesmo sem liderar as principais estatísticas. Castilho, que foi goleiro do Fluminense entre as décadas de 1940 e 1960, é um dos que têm seu lugar guardado no coração da torcida.
Dono de defesas milagrosas, foi o jogador que mais atuou pelo Tricolor das Laranjeiras, com a marca de 698 partidas. Foi campeão pela Seleção Brasileira nas copas de 1958 e 1962, tendo sido convocado ainda para as edições de 1950 e 1954.
O craque Garrincha fez história no Botafogo, onde disputou 614 partidas e marcou 245 gols. O ídolo alvinegro ficou mais conhecido por suas habilidades no controle da bola, o que ajudou a construir a lenda em torno de seu nome.
Teve atuação destacada nas conquistas do Brasil nas Copas do Mundo de 1958 e 1962. Esta última lhe rendeu ainda a Chuteira de Ouro, como artilheiro da competição, e a Bola de Ouro de melhor jogador do torneio.
Veja também: Quem Trouxe o Futebol para o Brasil: Origens, Impacto e Popularização do Esporte no País
Grandes clássicos do Campeonato Carioca
Uma marca atingida pelo clássico entre Flamengo e Fluminense dá uma boa amostra do tamanho da rivalidade e da paixão que movem o Campeonato Carioca.
Em 15 de dezembro de 1963, o Maracanã recebeu 194.603 torcedores para o confronto estadual, que terminou empatado em 0x0.
O número representa o terceiro maior público de todos os tempos em partidas de futebol, sendo o maior numa competição de clubes.
A importância do Fla-Flu para os cariocas rendeu à disputa o título de Patrimônio Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O jogo também é definido como Clássico das Multidões, alcunha dada pelo jornalista flamenguista Mário Filho.
Seu irmão, o escritor Nelson Rodrigues, torcedor do Fluminense, também dedicou muitas linhas de seus escritos ao clássico carioca.
Em relação aos números, pelo Campeonato Carioca já foram realizadas 262 partidas, com 95 vitórias do Flamengo, 82 do Fluminense e 85 empates.
Outro momento de grande rivalidade no Campeonato Carioca é a disputa entre Vasco da Gama e Flamengo, conhecida também como Clássico de Milhões.
Os clubes possuem as maiores torcidas do estado e ocupam a liderança na média histórica de público em partidas do Campeonato Brasileiro.
Pelo Carioca, as equipes já se encontraram 245 vezes, com a vitória rubro-negra em 98 jogos, 79 vitórias cruzmaltinas e 68 empates.
Conhecida como Clássico Vovô, a disputa entre Botafogo e Fluminense é a mais antiga no futebol brasileiro e a terceira mais antiga do esporte no continente americano.
O nome também se deve à data de fundação dos clubes, que estão entre os mais antigos do país. No Campeonato Carioca, os clubes já se enfrentaram, ao todo, 238 vezes, com 94 vitórias do Tricolor das Laranjeiras, 77 do time alvinegro e 57 empates.
O Clássico da Rivalidade envolve as equipes de Botafogo e Flamengo e também guarda equilíbrio e fortes emoções. O revanchismo existe desde a época do predomínio do remo como esporte favorito entre os cariocas.
A primeira partida de futebol foi realizada em 13 de maio de 1913, com vitória do Botafogo por 1×0. De lá para cá, 237 partidas já foram disputadas no estadual, com 93 vitórias do Flamengo, 77 do Botafogo e 67 empates.
Entenda: Estádios Brasileiros: as emoções, as histórias marcantes e as curiosidades dos grandes palcos
Estádios cariocas, patrimônio do futebol brasileiro
Os quatro maiores clubes do Campeonato Carioca são concessionários ou proprietários dos principais estádios de futebol do Rio de Janeiro.
O primeiro deles é o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. Construída em 1950, a arena tem capacidade para cerca de 78 mil pessoas, liderando a lista de maiores do Brasil atualmente. É de propriedade do Governo do Estado e cedido aos clubes do Flamengo e do Fluminense.
O Estádio Olímpico Nilton Santos, conhecido como Engenhão, é o segundo maior do estado, com capacidade para cerca de 44 mil espectadores.
A propriedade é da Prefeitura do Rio, mas o clube concessionário que o administra é o Botafogo.
A arena também recebe eventos musicais e multiesportivos, como o Pan-Americano e Parapan-Americano 2007 e as Olimpíadas em 2016. O estádio também recebeu a Seleção Brasileira na disputa das eliminatórias da Copa do Mundo em 2010 e da Copa América em 2021.
O Estádio Vasco da Gama, conhecido como São Januário, é o terceiro maior do Rio de Janeiro, com capacidade para cerca de 21 mil torcedores, e o maior entre os de propriedade particular.
Inaugurado em 1927, o estádio se destaca também por ter abrigado acontecimentos além da esfera esportivo, como o anúncio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) feito pelo então presidente Getúlio Vargas, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro entre 1943 e 1945, além de shows que arrastaram multidões.
Acompanhe o Campeonato Carioca com Click Esportivo!
O Campeoanto Carioca é um dos estaduais mais importantes do país, e agora você pode acompanhar a competição entendendo perfeitamente o funcionamento de cada fase!
Desde as surpresas da Taça Guanabara até o emocionante mata-mata do Campeonato Carioca você pode ficar por dentro das principais notícias sobre cada fase do torneio com o Click Esportivo!