OLÍMPIADAS

Thiago Braz é suspenso por doping e está fora de Paris 2024

<p>Brasileiro Thiago Braz não estará em Paris. Foto: Andrej Isakovic/AFP</p>

Brasileiro Thiago Braz não estará em Paris. Foto: Andrej Isakovic/AFP

Medalha de ouro no salto com vara em 2016, brasileiro Thiago Braz não disputará jogos de Paris

O campeão olímpico de 2016, Thiago Braz, não poderá tentar recuperar seu título em Paris este ano, depois de ter sido banido por 16 meses por doping na terça-feira pela Unidade de Integridade do Atletismo.

“A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) baniu o campeão olímpico da Rio 2016, Thiago Braz, por 16 meses pela presença de glucuronídeo de ostarina”, diz um comunicado da AIU.

O atleta de 30 anos havia protestado sua inocência dizendo que havia consumido “através de suplementos esportivos que continham a substância proibida”.

Braz, que conquistou o bronze nos Jogos de Tóquio, há três anos, que foram adiados pela Covid, saiu ileso, pois a AIU havia solicitado um banimento de quatro anos “alegando, em particular, que ele foi ‘imprudente’ e agiu com ‘intenção indireta’”.

Eles disseram que considerarão a possibilidade de recorrer da proibição.

No momento, porém, Braz, que foi suspenso provisoriamente pela AIU em 28 de julho de 2023, depois de apresentar um resultado positivo após um teste em competição na reunião da Liga Diamante em Estocolmo, em 2 de julho, será impedido de competir até 27 de novembro de 2024.