Automobilismo
Fórmula 1: Pierre Gasly, da Alpine, organiza homenagem a pilotos que morreram no GP da Bélgica
Pierre Gasly organizou uma homenagem, nesta quinta-feira (27), aos pilotos que morreram recentemente durante o GP da Bélgica. A cerimônia ocorreu um dia antes das atividades da Fórmula 1 para o fim de semana, e relembrou Anthoine Hubert, amigo de Gasly e piloto da Fórmula 2 que faleceu em um acidente na pista em 2019, e também rememorou Dilano Van ‘T Hoff, que faleceu em uma etapa da Formula Regional Europeia (FRECA) no começo do mês de julho, também no circuito de Spa-Francorchamps.
Além de Pierre, participaram da homenagem os pilotos da Fórmula 2 Jack Doohan, Victor Martins e Juan Manuel Correa, um dos feridos no acidente que vitimou Hubert. Além deles, o brasileiro Caio Collet, da Fórmula 3, esteve presente na cerimônia. A família de Hubert também compareceu ao encontro participou da homenagem.
“Saudades de você Tônio.Obrigado a todos que se juntaram hoje, pensaram ou oraram por Tonio & Dilano. Orgulhoso do nosso esporte em momentos como hoje. Descansem em paz, jovens campeões”, escreveu Gasly em uma rede social.
Relembre os acidentes na pista que recebe a Fórmula 1
Anthoine Hubert faleceu após uma colisão em T, que acontece quando um carro é atingido no meio do chassi pelo bico de outro. A batida fez com que Juan Manuel Correa fraturasse as duas pernas. Correa sobreviveu ao acidente, mas quase teve o pé direito amputado. O piloto voltou a competir em 2022.
Em julho de 2023, Dilano Van ‘T Hoff sofreu um acidente semelhante ao de Hubert, no mesmo circuito. A batida aconteceu durante uma corrida sob fortes chuvas e extrema dificuldade na visibilidade por parte dos pilotos. Com as circunstâncias, o carro do holandês bateu em uma barreira, voltou para a pista devido ao forte impacto, e foi atingido por Adam Fitzgerald, da RPM, que não conseguiu parar a tempo.