Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Brasil terá 17 atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Brasil terá maior delegação da América Latina no esqui cross country
O Brasil contará com 17 representantes nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Após o anúncio de 15 atletas participantes na competição, na última terça-feira (19), a Federação Internacional de Esqui realocou as vagas continentais, onde o Brasil teve direito a duas cotas.
Com a ação, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocou Gabriel Santos e Mariana Silva, que se juntam a Ian Francisco da Silva e Júlia Reis como os representantes brasileiros no esqui cross country.
O Brasil terá a maior delegação da América Latina no esqui cross country, ficando atrás da Alemanha, França, Finlândia, Itália, Polônia e Estados Unidos, além da Coreia do Sul, país sede.
A delegação brasileira de esportes na neve também baterá recordes, com oito atletas de três modalidades: esqui alpino, esqui cross country e snowboard superando a participação em Lausanne, onde cinco atletas representaram o país.
Para além do número de atletas, o Brasil também quebrará o recorde no número de modalidades (7), em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude – superando a participação em Lausanne 2020 com 12 atletas em seis esportes.
A Cerimônia de Abertura de Gangwon, na República da Coréia, acontece no dia 19 de janeiro. O torneio marcará o início dos maiores Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude já realizados, com a participação de aproximadamente 1.900 atletas competindo em 81 eventos, em sete esportes e 15 disciplinas. Os jogos também contam com a equidade de participantes entre homens e mulheres.