Esportes

Alex Poatan: A Ascensão do Lutador nos Octógonos das Artes Marciais Misturadas

<p>Foto: Site Ag. Fight.</p>

Foto: Site Ag. Fight.

O lutador de MMA Alex Pereira, mais conhecido como Alex Poatan, é um exemplo de superação e determinação. 

Nascido em São Bernardo do Campo, em 7 de julho de 1987, ele trilhou um caminho singular que o levou a se tornar um dos melhores lutadores de artes marciais mistas (MMA) e kickboxing do mundo.  

Conheça mais sobre o lutador paulista, desde os primeiros desafios de sua vida, quando abandonou a escola para trabalhar em uma borracharia ainda na adolescência, até a conquista do cinturão dos pesos médios do UFC.

Alcoolismo e salvação através do Kickboxing

Aos 12 anos, Alex Poatan tomou a decisão de que a escola não era para ele, e começou a trabalhar em uma loja de pneus. Influenciado pelos colegas de trabalho, ele se envolveu com o álcool, tornando-se alcoólatra ainda jovem. 

No entanto, em 2009, ele encontrou no kickboxing uma forma de se livrar do vício e transformar sua vida para sempre. 

“Pensei comigo mesmo: ‘cara, quero começar a praticar esportes porque o esporte salva as pessoas’. Mas eu não sabia jogar futebol, nunca tinha feito nada até então, mas lutei muito quando era criança, então pensei nos esportes de combate.” disse Poatan em entrevista ao site mma fighting.com. 

O que significa Poatan?

Alex Poatan é descendente de indígenas Pataxós, uma herança que o acompanhou ao longo de sua trajetória como lutador. 

Através de um antigo treinador, Belocqua Wera, ele recebeu o apelido Poatan, que   significa “mão dura” em Tupi, refletindo sua força e conexão com suas raízes indígenas. 

Estilo de luta

Com seu 1,93m, Alex Poatan tem o Striking como sua principal habilidade e ponte forte. 

O termo se refere às técnicas de combate de curta distância que envolvem o uso de socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e golpes com as mãos e os pés. É a arte de atacar e defender usando os membros superiores e inferiores do corpo. 

Pela sua altura e experiência adquirida no Kickboxing, quanto mais a trocação durante as lutas for em pé, maior será a chance de sucesso para o brasileiro.

O Domínio no Kickboxing 

Alex Poatan alcançou suas primeiras conquistas no mundo da luta no evento nacional de kickboxing “WGP”. Em 2012, foi campeão na categoria até 85kg e, três anos depois, conquistou o título de campeão peso-médio do mesmo evento.

Depois de se destacar em solo brasileiro,  Poatan ganhou o mundo. O lutador se destacou entre 2014 e 2021 no Glory, principal organização de Kickboxing do planeta. 

Durante o período, Alex conquistou o título meio-pesado e médio, sendo o primeiro e único lutador a ter títulos da organização em duas categorias de peso simultaneamente. 

Alex teve na sua trajetória no Kickboxing 40 lutas, 33 vitórias, sendo 21 por nocaute. Esses números impressionantes o tornaram um dos maiores nomes do cenário internacional da modalidade. 

A Transição para o MMA e o Sucesso no UFC

Durante o período no kickboxing, Poatan teve algumas experiências nas artes marciais mistas. Entre 2015 e 2016, foram três lutas no Jungle Fight, com duas vitórias e uma derrota.

Quatro anos depois, Alex volta ao octógono, agora no Legacy 95, enfrentando Thomas Powell. O brasileiro venceu a luta com um nocaute ainda no primeiro round.

Em 2021, Poatan assina com o UFC e estreia na principal organização de MMA do mundo. No primeiro combate, no UFC 268, venceu o grego Andrea Michailidis com uma joelhada voadora.

Em fevereiro de 2022, Poatan fez uma luta equilibrada diante do compatriota Bruno Silva e venceu por decisão unânime dos juízes.

Já em fevereiro de 2022, Poatan reencontra seu antigo rival do Glory, o nigeriano Israel Adesanya. 

Os dois já haviam se enfrentado no Kickboxing em 2016 e 2017, com duas vitórias para o brasileiro. 

No UFC 281, o resultado não foi diferente. Com um nocaute técnico, Poatan tomou o cinturão de Adesanya e se tornou campeão dos pesos médios.

Com o título, Alex entrou para o seleto grupo de 20 lutadores brasileiros que já venceram no UFC. 

Entre os da categoria peso-médio, Poatan é apenas o terceiro a conquistar o cinturão, juntamente com Anderson Silva e Murilo Bustamante.

Porém, em abril de 2023, Israel Adesanya tem a sua revanche e consegue recuperar o cinturão ao vencer Poatan pela primeira vez durante o UFC 287. 

A vitória do africano foi por meio de um nocaute no segundo round.

MMA

MMA

O futuro de Alex Poatan no octógono

Após a dura derrota, o ex-campeão do peso médio (até 83kg) decidiu sair da zona de conforto e mudar de categoria no UFC. Agora ele irá se aventurar nos meio-pesados (até 93 kg). 

O primeiro desafio de Alex na nova categoria será em julho de 2023, no UFC 291, diante do polonês Jan Blachowicz.

Alex Poatan é um lutador que ainda tem muito a conquistar no UFC. Apesar de ainda ter uma carreira curta no octógono, ele já demonstrou talento e habilidades impressionantes. 

Aos 36 anos, ele enfrenta o desafio de mudar para a categoria de meio-pesados. 

No entanto, sua resiliência e determinação são características marcantes, e sua trajetória até o momento já o consagrou como um dos poucos brasileiros campeões dos pesos médios.

Caso obtenha sucesso na nova divisão, Alex Poatan pode se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão de duas categorias diferentes no UFC