Série B 2023
Comparação: Média de pontos da Série B após a 27ª rodada mostra campeonato achatado e disputado
![<p>A classificação atual do Brasileirão Série B e comparativo com edições anteriores dos pontos corridos na 27ª rodada.</p>](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2023/09/29220742/6a07288a-media-de-pontuacao-serie-b-27-rodadas-768x461.png)
A classificação atual do Brasileirão Série B e comparativo com edições anteriores dos pontos corridos na 27ª rodada.
Numa das edições mais achatadas da história da Série B, somente nove pontos separam o líder do décimo primeiro colocado
A Série B vive um momento de achatamento na parte de cima da tabela. A diferença do líder Vitória para o Mirassol, atual décimo primeiro colocado, é de apenas nove pontos, a menor já vista na Série B. E essa distância vem caindo. Três rodadas atrás, 14 pontos separavam essas mesmas posições, 5 a mais que a diferença atual.
Tomando por base edições anteriores da Série B de pontos corridos na 27ª rodada, a distância atual fica bem abaixo do comum. Em 2008, 25 pontos separavam o primeiro do décimo primeiro. No ano passado, a diferença era de 23 pontos. Somente em 2006 tivemos distância igual à que é vista agora.
O achatamento é ainda maior se calculado a partir do 4º colocado. Os 5 pontos que separam o Novorizontino do Mirassol são iguais à de diferença que o mesmo Mirassol possui para o Botafogo de Ribeirão, que aparece em seguida na tabela.
O quadro acima comprara a classificação atual da Série B do Brasileirão com a pontuação das equipes em edições anteriores dos pontos corridos com 20 clubes.
Golpe duro no líder
Primeiro colocado da Série B, o Vitória sofreu uma derrota acachapante em Maceió. A goleada por 6 a 0 diante do CRB não ameaçou a liderança rubro-negra, mas colocou interrogações na campanha que vinha se tornando cada vez mais segura.
Já são 3 rodadas seguidas sem vencer, somando-se aos empates contra Atlético Goianiense e Mirassol. Ainda assim, a distância para o quinto colocado caiu apenas dois pontos nesse período, e hoje é de quatro pontos.
Essa foi apenas a sexta vez que o Vitória sofreu 6 ou mais gols em uma partida de Campeonato Brasileiro, algo que não ocorria desde 2007:
- 1973 – Cruzeiro 6×1 Vitória (Série A)
- 1980 – Vitória 2×6 Corinthians (Série A)
- 1988 – Goiás 6×1 Vitória (Série A)
- 2006 – Criciúma 6×0 Vitória (Série C)
- 2007 – Brasiliense 6×0 Vitória (Série B)
- 2023 – CRB 6×0 Vitória (Série B)
Dança das cadeiras no G-4
O G-4 da Série B teve mudanças pela sétima rodada consecutiva. Jogando fora de casa, o Guarani venceu a Chapecoense por 1 a 0 e roubou a vaga do Criciúma, que empatou com o vice-líder Sport fora de casa.
A última vez que o G-4 permaneceu inalterado em relação à rodada anterior foi na virada do turno, quando Vitória, Novorizontino, Vila Nova e Sport apenas alteraram suas posições entre a 19a e a 20a rodada, mas sem sair do grupo dos quatro primeiros. Essa, inclusive, é a formação mais comum do G-4 da atual Série B, tendo ocorrido em dez rodadas.
Abaixo, lista das equipes com mais aparições no G-4 nesta Série B:
- Vitória (25 rodadas no G-4)
- Sport (19 rodadas no G-4)
- Vila Nova (18 rodadas no G-4)
- Novorizontino (17 rodadas no G-4)
- Criciúma (15 rodadas no G-4)
- Guarani (6 rodadas no G-4)
- Botafogo-SP (3 rodadas no G-4)
- Atlético-GO (3 rodadas no G-4)
- Juventude (1 rodada no G-4)
- CRB (1 rodada no G-4)
A lista considera a ordem original das rodadas, contabilizando jogos adiados como se tivessem ocorrido em suas datas originais.
De volta à briga
Há seis jogos sem perder, sendo cinco vitórias e um empate, o Atlético Goianiense entrou de vez na briga pelo acesso ao bater o Juventude por 3 a 0. A diferença para o quarto colocado, que era de 10 pontos antes da série invicta, caiu para apenas um. O clube goiano chegou a perder o status de favorito que possuía até o início da competição, mas vem mostrando que está mais vivo do que nunca.
Com dois pontos a menos, mas também numa sequência positiva, o CRB é outro clube que dá sinais de que ainda sonha com o acesso. Ninguém pontuou menos que o Galo da Pajuçara no recorte da 10ª rodada pra cá, quando o técnico Daniel Paulista assumiu, mesmo desconsiderando os pontos conquistados do jogo atrasado contra o Sport, válido pela 1ª rodada.
A goleada histórica diante do líder Vitória foi a prova perfeita para mostrar que a equipe alagoana pode chegar. Nunca o CRB havia vencido uma partida por seis ou mais gols de diferença por qualquer divisão do Brasileirão. Até então, a maior goleada havia sido um 6 a 1 contra o Náutico, pela segunda divisão de 1971.
![Daniel Paulista, técnico do CRB](https://storage.googleapis.com/files-clickesportivo/2023/08/e5e88290-daniel_paulista_tecnico_crb-1024x684.jpg)
A arrancada do CRB de Daniel Paulista coloca o time na briga. Foto: Francisco Cedrim/CRB
A mudança de treinador também parece ter trazido novo fôlego ao Ceará. O time de Vagner Mancini venceu seus dois últimos compromissos contra Criciúma e Londrina, e viu a distância para o G-4 cair para apenas 4 pontos.
O Vozão pode se espelhar no Figueirense de 2013, que tinha 40 pontos na 27ª rodada, 5 a menos que o quarto colocado, e conseguiu subir com 60 pontos, contando com uma desaceleração do bloco de cima e com sequências de resultados positivos que o impulsionaram na tabela. O Ceará já conta com indícios de que esses dois fatores podem ocorrer, só não pode tirar o pé do acelerador.
A sequência de empates do Sampaio Corrêa
O Sampaio Corrêa chegou à incrível marca de oito empates seguidos nesta Série B ao ficar no 0 a 0 com a Ponte Preta. Desta vez, o empate foi suficiente para tirar a Bolívia Querida do Z-4, já que a Chapecoense acabou derrotada pelo Guarani.
A próxima rodada reserva um duelo direto na briga contra o rebaixamento, quando o Sampaio vai até Santa Catarina enfrentar a Chapecoense. Se empatar mais uma, o clube irá igualar a maior sequência de empates já vista na história do Campeonato Brasileiro em qualquer divisão, que é do Internacional de 1972.
Maiores sequências de empates no Brasileirão:
- Internacional de 1972 (9 empates seguidos na Série A)
- Sampaio Corrêa de 2023 (8 empates seguidos na Série B)
- Botafogo de 2010 (8 empates seguidos na Série A)
Veja mais sobre a Série B
Leia também: Estatísticas do Brasileirão Série B: história em números