Atlético de Madrid

Na prorrogação, Real Madrid vence clássico contra Atlético e avança à final da Supercopa da Espanha

<p>Real Madrid venceu Atlético e está na final da Supercopa da Espanha (Foto: X/Reprodução)</p>

Real Madrid venceu Atlético e está na final da Supercopa da Espanha (Foto: X/Reprodução)

Partida começou movimentada com  Atlético saindo na frente e o Real Madrid buscando a recuperação; segunda etapa seguiu emocionante e confronto foi decidido nos minutos finais da prorrogação

O Real Madrid venceu por 5 x 3 o Atlético de Madrid, nesta terça-feira (10), no Estádio Al-Awwal, em partida válida pelas semifinais da Supercopa da Espanha de 2023-24. Com o resultado, o Real Madrid se classificou para a grande final do torneio e vai encarar o vencedor do confronto entre Barcelona e Osasuna.

Confronto digno de um grande clássico

A etapa inicial da partida foi digna do Dérbi Madrileño, com muita emoção e chances criadas a todo momento. Em um duelo franco, o placar foi aberto pelo Atlético aos 6 minutos. Após a cobrança de escanteio, Griezmann ajeitou a bola na pequena área para o zagueiro Hermoso, que subiu desmarcado e mandou no contrapé de Kepa.

A resposta merengue veio aos 20 minutos, em outro lance iniciado numa cobrança de escanteio que chegou aos pés do zagueiro Rüdiger bem posicionado; o camisa 22 mandou um foguete no fundo das redes, sem chances de defesa para Oblak.

Com uma forte pressão do Real Madrid, a virada veio aos 29 minutos, quando Carvajal cruzou rasteiro pela quina direita da grande área e encontrou Mendy bem posicionado, que só precisou empurrar com tranquilidade para dentro da meta.

Quando a partida parecia sob controle, Griezmann jogou um balde de água fria na torcida merengue e deixou tudo igual no marcador. Depois de receber na intermediária ofensiva, o camisa 7 fez a finta e finalizou da entrada da área, acertando o canto direito da meta de Kepa. O gol tornou o atacante o maior artilheiro isolado na história do Atlético de Madrid, com 174 tentos assinalados.

Mais emoção no complemento

Na volta para a etapa complementar, o confronto ficou mais cadenciado, com o Real Madrid ligeiramente superior dentro de campo e exercendo maior pressão. Com maior receio de arriscar de ambos os lados, o placar seguiu inalterado até a reta final. 

O cenário se transformou aos 32 minutos, com uma falha de Kepa que resultou em um gol contra. Após o cruzamento de Riquelme para dentro da área, o arqueiro merengue tentou afastar na disputa com Morata e Rudiger, mas acabou chutando involuntariamente contra a própria meta.

Mas a emoção não parou por aí. Aos 39 minutos, em nova ofensiva do Real Madrid, Rodrygo e Bellingham tentaram a finalização, ambas sem sucesso; na sobra, Carvajal não perdoou e mandou um foguete para levar o confronto para a prorrogação.

Decisão na prorrogação

A prorrogação foi palco de um duelo ainda mais cauteloso, visto que qualquer deslize poderia custar a classificação. O Real Madrid chegou a esboçar um avanço, mas esbarrou na boa organização defensiva colchonera.

O gol da vitória merengue só veio aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, depois do cruzamento de Carvajal que encontrou o cabeceio certeiro de Joselu dentro da área. Antes do apito final, aos 16 minutos, ainda deu tempo de Brahim Díaz marcar o seu, em jogada de contra-ataque que encontrou a meta livre, depois que o goleiro havia subido para uma jogada ofensiva.

Carregando...

Próximos jogos

O Real Madrid vai disputar a final da Supercopa da Espanha no próximo domingo (14), às 16h (horário de Brasília), contra Barcelona ou Osasuna. Na sequência, encara novamente o Atlético de Madrid, fora de casa, pela Copa do Rei de Espanha, na quinta-feira (18), às 17h30 (horário de Brasília). 

Já o Atlético de Madrid, vai receber em casa o Real Madrid na quinta-feira (18), às 17h30 (horário de Brasília), pela Copa do Rei de Espanha. Em seguida, enfrenta fora de casa o Granada na segunda-feira (22), às 17h (horário de Brasília), pelo Campeonato Espanhol.

FICHA TÉCNICA

REAL MADRID 5
Kepa; Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy (Camavinga); Valverde (Arda Güler), Tchouameni (Brahim Díaz) e Modric (Kroos); Rodrygo (Joselu), Bellingham e Vini Jr (Ceballos). Técnico: Carlo Ancelotti.

ATLÉTICO DE MADRID 3
Oblak; Llorente, Savic, Giménez, Hermoso e Lino (Riquelme); Koke (Javi Galán), De Paul (Witsel) e Saúl (Molina); Griezmann e Morata. Técnico: Diego Simeone.

Local: Estádio Al-Awwal
Árbitro: Javier Alberola Rojas
Quarto Árbitro: Francisco José Hernández Maeso
VAR: Eduardo Prieto Iglesias
Gols: Real Madrid: Rüdiger (20’/1ºT, Mendy (29’/1ºT), Carvajal (39’/2ºT), Joselu (10’/2ºT-P) e Brahim Díaz (16’/2ºT-P). Atlético de Madrid: Hermoso (6’/1ºT), Griezmann (37’/1ºT) e Kepa [GC] (33’/2ºT).