Copa do Brasil

São Paulo empata com o Flamengo e conquista título inédito da Copa do Brasil

<p>São Paulo é campeão inédito da Copa do Brasil após bater o Flamengo na decisão (Foto: Marcello Zambrana/AFP)</p>

São Paulo é campeão inédito da Copa do Brasil após bater o Flamengo na decisão (Foto: Marcello Zambrana/AFP)

Tricolor buscou empate e se sagrou campeão da Copa do Brasil

24 de setembro de 2023 entrou para a história do São Paulo. Neste domingo, o Tricolor, que tinha a vantagem de um gol, empatou com o Flamengo em 1×1 e conquistou o título inédito da Copa do Brasil em pleno Morumbi lotado.

No enredo da decisão, o Flamengo saiu na frente com Bruno Henrique na reta final do primeiro tempo. Pouco depois, nos acréscimos, Rodrigo Nestor aproveitou a sobra do escanteio e igualou o marcador em belo chute.

Na última etapa, o Tricolor Paulista resistiu à pressão do Mengo, manteve-se à frente no resultado agregado (2×1) e pôde, enfim, entoar o grito de campeão da Copa do Brasil pela primeira vez na história.

Carregando...

1ºT digno de final

São Paulo e Flamengo protagonizaram um primeiro tempo à altura de uma final de Copa do Brasil.

Precisando da vitória, o Mengo chegou com perigo antes mesmo do relógio marcar um minuto. Após passe de Gerson, Pedro finalizou em cima de Rafael.

Melhor na partida, o time de Sampaoli quase abriu o placar com Gerson. O meia cortou Beraldo dentro da área e chutou. Rafael, mais uma vez, salvou.

O Tricolor só equilibrou o duelo a partir da metade da primeira etapa. Wellington Rato, de fora da área, e Lucas, de bicicleta, assustaram a meta de Rossi. As bolas, contudo, foram para fora.

Aos 43 minutos, brilhou a estrela de Bruno Henrique. Em lance pelo lado direito, Pulgar arrematou firme na trave. No rebote, BH escorou de joelho e deixou tudo igual no agregado.

Já nos acréscimos, o São Paulo reagiu e evitou descer para o intervalo com a derrota parcial. Na sobra do escanteio, Rodrigo Nestor acertou lindo chute e fez a festa da torcida no Morumbi: 1×1.

Título e festa no Morumbi

Nos últimos 45 minutos da decisão, o Flamengo retomou com o mesmo ímpeto em busca do gol. Afinal, o empate não era negócio.

Praticamente em sequência, Fabrício Bruno, Gerson e Pedro tentaram pôr o Mengão em vantagem, mas não acertaram a barra.

Depois disso, o time rubro-negro dominou a posse de bola e avançou ao campo de ataque. Porém, não encontrava espaço na defesa adversária.

Léo Pereira e Luiz Araújo não fizeram o segundo por muito pouco. As conclusões passaram perto, sobretudo a do atacante.

O São Paulo, por outro lado, tinha o tempo ao seu favor e se preocupou mais em defender do que em ampliar a vantagem.

Dessa forma, conseguiu resistir às investidas do Flamengo e manteve o empate no placar, que garantiu o título da Copa do Brasil.

São Paulo campeão de tudo

O troféu da Copa do Brasil era o único que faltava na galeria do São Paulo. Agora, o clube ostenta a marca de ser campeão de tudo.

O Tricolor já conquistou três Mundiais de Clubes, três Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros, uma Sul-Americana e, de hoje em diante, uma Copa do Brasil.

Dorival Jr., tricampeão da Copa do Brasil

Com o título, Dorival Jr. chegou à marca de tricampeão da Copa do Brasil. Ele alcançou o feito de Felipão, que possui três troféus do torneio por equipes diferentes.

Antes da conquista com o São Paulo, Dorival obteve a glória com o Santos, em 2010, e com o próprio Flamengo em 2022.

Dorival, técnico do São Paulo

Dorival Jr. é tricampeão da Copa do Brasil (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)