Chelsea
Na prorrogação, Liverpool vence o Chelsea e conquista 10º título da Copa da Liga Inglesa
![<p>Gol de Van Dijk na prorrogação garantiu título do Liverpool sobre o Chelsea (Foto: X/Reprodução)</p>](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2024/02/25144916/chelsea-liverpool-final-copa-da-liga-inglesa-x-reproducao-768x513.jpg)
Gol de Van Dijk na prorrogação garantiu título do Liverpool sobre o Chelsea (Foto: X/Reprodução)
Tempo regulamentar teve muita emoção e lances perigosos, com o Chelsea chegando mais perto de abrir o placar; goleiro do Liverpool fez milagre e mandou decisão para a prorrogação
O Liverpool venceu por 1 x 0 o Chelsea, neste domingo (25), no Estádio de Wembley, em partida válida pela grande final da Copa da Liga Inglesa 2023-24. Com o resultado, os Reds conquistaram o décimo título na história da competição, após um hiato de dois anos.
Primeiro tempo de emoção e boas chances
O confronto na primeira etapa foi digno de uma final de campeonato, com grandes oportunidades criadas para ambos os lados, obrigando os arqueiros a fazerem ótimas defesas para manter o marcador igualado.
Aos 14 minutos, Gakpo aproveitou a bobeira da zaga do Chelsea e passou para Luis Díaz, que mandou forte na finalização para a defesa de Petrovic. Pouco depois, aos 19 minutos, foi a vez da resposta, quando Gallagher mandou rasteiro e Palmer ficou com a sobra e finalizou em cima de Kelleher.
Os Blues ainda tiveram um gol anulado, aos 31 minutos, em jogada de Nicolas Jackson pela direita, que lançou rasteiro para Sterling mandar no fundo das redes. Porém, a revisão do VAR indicou impedimento no lance. Na sequência, aos 39 minutos, os Reds ainda mandaram uma bola na trave, no cabeceio de Gakpo após o cruzamento de Robertson.
Redes custaram a balançar no complemento
No segundo tempo, o cenário seguiu aberto. O primeiro lance de perigo veio aos 6 minutos, em uma jogada de contra-ataque puxada pelo Chelsea que chegou até Enzo Fernández dentro da área; o meia girou e tentou mandar de calcanhar, mas acabou pegando mal na bola.
Aos 15 minutos, o Liverpool chegou a balançar as redes, após a cobrança de falta de Robertson que encontrou Van Dijk bem posicionado na área para cabecear. Porém, a revisão do VAR indicou impedimento e o gol foi anulado.
Na reta final do tempo regulamentar, a grande estrela foi o goleiro Kelleher, que protagonizou defesas impressionantes. Aos 40 minutos, Palmer recebeu pela direita e lançou para Gallagher desmarcado, que finalizou para a defesa do arqueiro do Liverpool. Aos 46 minutos, novamente a muralha vermelha cumpriu seu papel com maestria, nas finalizações de Palmer e Gusto, e garantiu a ida para a prorrogação.
Decisão na prorrogação
Na etapa inicial do tempo adicional, o Liverpool começou impondo maior pressão, mas viu o Chelsea se recuperar e deixar o duelo equilibrado. No segundo tempo, foi a vez do goleiro Petrovic fazer defesas milagrosas para salvar o Chelsea.
Porém, a resistência durou só até os 13 minutos, quando Tsimikas fez a cobrança do escanteio na primeira trave e Van Dijk subiu mais que a defesa, mandando no fundo das redes e garantindo o título do Liverpool.
Próximos jogos
O Liverpool vai receber em casa o Southampton na próxima quarta-feira (28), às 17h (horário de Brasília), pela Copa da Inglaterra. Em seguida, encara fora de casa o Nottingham Forest no sábado (2), às 12h (horário de Brasília), pelo Campeonato Inglês.
Já o Chelsea vai receber em casa o Leeds na próxima quarta-feira (28), às 16h30 (horário de Brasília), pela Copa da Inglaterra. Na sequência, enfrenta fora de casa o Brentford no sábado (2), às 12h (horário de Brasília), pelo Campeonato Inglês.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 0
Petrovic; Malo Gusto, Disasi, Colwill e Chilwell (Chalobah); Caicedo, Enzo Fernández e Gallagher (Madueke); Cole Palmer, Sterling (Nkunku) e Nicolas Jackson (Mudryk). Técnico: Mauricio Pochettino.
LIVERPOOL 1
Kelleher; Bradley (Bobby Clark), Konaté (Quansah), Van Dijk e Robertson (Tsimikas); Endo, Gravenberch (Joe Gomez) e Mac Allister (McConnel); Elliott, Luis Díaz e Gakpo (Danns). Técnico: Jürgen Klopp.
Local: Estádio de Wembley
Árbitro: Chris Kavanagh
Assistentes: Mark Scholes e James Mainwaring
Quarto Árbitro: Tim Robinson
VAR: John Brooks
Gols: Liverpool: Van Dijk (13’/2ºT-P).
Cartões amarelos: Chelsea: Chilwell e Palmer. Liverpool: Bradley, Mac Allister, Konaté, McConnel e Joe Gomez.
Público: 88.868 presentes