Champions League
Em retorno triunfal, Newcastle goleia o PSG e lidera ‘grupo da morte’ da Liga dos Campeões

Almirón abriu o placar para o Newcastle na goleada sobre o PSG (Foto: UEFA/Divulgação)
*Fotos: UEFA/Divulgação
Depois de 20 anos sem jogar a Liga dos Campeões com o apoio da torcida, Newcastle mostrou boa performance contra um PSG apático
O Newcastle venceu por 4×1 o PSG, nesta quarta-feira (4), no Estádio St. James’ Park, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2023-24.
Com o resultado, os ingleses chegaram a quatro pontos e assumiram a liderança isolada do Grupo F, tido como o “grupo da morte” em razão da qualidade dos clubes que o compõem. Enquanto isso, os franceses seguem ocupando a vice-liderança da chave, com três pontos conquistados.
Retorno triunfal frente à torcida
Embalado pelo apoio de sua torcida, que não via o clube disputar uma edição da Liga dos Campeões há 20 anos, os donos da casa saíram na frente no placar. Aos 17 minutos, após uma falha na troca de passes parisiense, os anfitriões recuperaram a bola e seguiram em um rápido ataque, Almirón aproveitou o rebote e inaugurou o marcador.
Apesar de manter mais posse de bola, o PSG teve muita dificuldade na criação de jogadas e ficou atrás em número de finalizações. Sem conseguir se encontrar em campo, os visitantes ainda chegaram a ter boas oportunidades com Mbappé e Dembélé, mas ficou só no quase.
Na reta final da primeira etapa, o Newcastle ampliou a vantagem.
Aos 39 minutos, após uma cobrança de falta na intermediária, os mandantes obrigaram Donnarumma a fazer quatro defesas milagrosas em sequência. Em um dos lances, Bruno Guimarães cruzou para o cabeceio de Burn que ultrapassou por muito pouco a linha da meta. O gol só foi validado após a revisão do VAR.
Jogo franco no complemento
Na volta do intervalo, os ingleses seguiram no comando da partida. Logo aos 5 minutos, Longstaff recebeu boa assistência de Trippier pela direita ofensiva e chutou cruzado para o fundo das redes, decretando uma vantagem segura no placar.
O desconto dos visitantes chegou aos 11 minutos da etapa complementar. O meio-campista Zaïre-Emery conduziu a bola pela direita e cruzou na medida para o zagueiro Lucas Hernández empurrar para o fundo da rede e deixar a torcida apreensiva.
A partida seguiu com muita emoção até os minutos finais. Os mandantes acabaram reduzindo o ritmo, aparando no conforto da boa diferença obtida, enquanto os visitantes seguiram criando chances perigosas e dando trabalho a Pope. Porém, a falta de efetividade manteve o placar sem novas alterações até os minutos finais.
E quando o resultado já parecia definido, Schär aproveitou um vacilo na troca de passes do PSG e, tabelando com Murphy, recebeu na entrada da área e decretou a goleada incontestável do Newcastle.
Próximos jogos
O PSG vai enfrentar o Rennes, fora de casa, no próximo domingo (8), às 15h45 (horário de Brasília), pelo Campeonato Francês. Em seguida, após a pausa para a Data FIFA, recebe em casa o RC Strasbourg, no dia 21 de outubro, às 10h (horário de Brasília).
Já o Newcastle, tem pela frente o duelo contra o West Ham, fora de casa, pelo Campeonato Inglês, no próximo domingo (8), às 10h (horário de Brasília). Em seguida, o clube entra em campo contra o Crystal Palace, dentro de casa, no dia 21 de outubro, às 11h (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
NEWCASTLE 4
Pope; Trippier, Schär, Lascelles e Burn; Bruno Guimarães, Longstaff e Tonali (Elliot Anderson); Almirón (Murphy), Isak e Gordon (Targett). Técnico: Eddie Howe.
PSG 1
Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Skriniar e Lucas Hernández; Ugarte (Vitinha), Dembélé e Zaïre-Emery; Kolo Muani (Barcola), Gonçalo Ramos e Mbappé. Técnico: Luis Enrique.
Local: Estádio St. James’ Park
Árbitro: István Kovács (ROU)
Assistentes: Vasile Florin Marinescu (ROU) e Ovidiu Artene (ROU)
Quarto Árbitro: Marcel Birsan (ROU)
VAR: Marco Fritz (ALE)
Gols: Newcastle: Almirón (17’/1ºT), Burn (39’/1ºT) e Longstaff (5’/2ºT). PSG: Lucas Hernández (11’/2ºT).
Cartões amarelos: Newcastle: Bruno Guimarães, Gordon e Pope. PSG: Lucas Hernández, Hakimi, Dembélé e Zaïre-Emery.