Borussia Dortmund
Dortmund vence o PSV em duelo apertado e avança às quartas da Champions
Borussia Dortmund pressionou e marcou logo nos minutos iniciais, garantindo vantagem na ida para o intervalo; no complemento, PSV foi superior mas não conseguiu reverter cenário
O Borussia Dortmund venceu por 2 x 0 o PSV Eindhoven, nesta quarta-feira (13), no Estádio Signal Iduna Park, em partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA 2023-24. Com o resultado de 2 x 1 no acumulado, o Borussia Dortmund avançou às quartas de final da competição, enquanto o PSV Eindhoven está eliminado do torneio
Anfitriões definiram logo no início
O confronto começou com forte pressão dos donos da casa logo nos instantes iniciais da partida. A primeira chance perigosa veio aos 2 minutos, quando Maatsen pegou a sobra de bola dentro da área e mandou um foguete, mas esbarrou na ótima defesa de Benítez.
No minuto seguinte, veio a abertura do placar depois que Sabitzer disputou a bola na entrada da área e tocou para Brandt, que ajeitou para Sancho; o camisa 10 abriu espaço e finalizou de fora da área, acertando com precisão o canto esquerdo da meta adversária.
Na reta final do primeiro tempo, os visitantes tiveram uma melhora no desempenho, arriscando em mais finalizações e obrigando o goleiro Kobel a trabalhar, mas sem oferecer grandes riscos.
PSV volta melhor no complemento
Na volta para a etapa complementar, os visitantes conseguiram manter maior domínio do jogo, exercendo pressão nos donos da casa. Logo aos 7 minutos, Lozano recebeu na intermediária e mandou um foguete de fora da área, acertando em cheio a trave direita. Aos 10 minutos, foi a vez de Teze avançar pela direita e finalizar com perigo no canto esquerdo, para a defesa de Kobel.
Apesar de estar mais acuado, o Borussia Dortmund conseguiu ampliar aos 32 minutos, depois da cobrança de falta de Reus que encontrou Fullkrug livre dentro da área para finalizar no fundo da meta. Porém, a revisão do VAR assinalou impedimento e o gol foi anulado.
O confronto seguiu com uma performance impecável do goleiro Kobel, que salvou os donos da casa em diversas oportunidades. Aos 48 minutos, De Jong perdeu uma chance inacreditável de igualar o placar, depois de receber de Teze dentro da área e mandar por cima da meta.
No minuto seguinte, veio a resposta derradeira. Após a falha de Babadi, Reus aproveitou a sobra, avançou sozinho e tocou na saída do goleiro, sacramentando a vitória dos alemães.
Próximos jogos
O Borussia Dortmund vai receber em casa o Eintracht Frankfurt no próximo domingo (17), às 13h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Alemão. Em seguida, ainda pela Bundesliga, enfrenta fora de casa o Bayern de Munique no dia 30 de março, às 14h30 (horário de Brasília).
Já o PSV Eindhoven vai receber em casa o Twente no próximo domingo (17), às 16h (horário de Brasília), pelo Campeonato Holandês. Na sequência, ainda pela Eredivisie, encara fora de casa o NEC no dia 30 de março, às 12h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 2
Kobel; Sule, Emre Can, Hummels e Maatsen; Ozcan e Sabitzer; Malen (Adeyemi), Brandt (Nmecha) e Sancho (Reus); Fullkrug. Técnico: Edin Terzic.
PSV EINDHOVEN 0
Benítez; Teze, Schouten, Boscagli e Dest; Veerman (Pepi), Mauro Júnior (Babadi) e Til (Lozano); Bakoyoko, Tillman e De Jong. Técnico: Peter Bosz.
Local: Estádio Signal Iduna Park
Árbitro: Daniele Orsato
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini
Quarto Árbitro: Fabio Maresca
VAR: Paolo Valeri
Gols: Borussia Dortmund: Sancho (3’/1ºT) e Reus (49’/2ºT).
Cartões amarelos: Borussia Dortmund: Süle e Nmecha.