Perfil

Santos, goleiro paraibano medalhista olímpico e campeão da Libertadores

<p>Foto: Marcelo Cortes/Flamengo</p>

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Goleiro foi revelado pelo Athletico, conquistou Libertadores pelo Flamengo e chega para seu primeiro clube no Nordeste, o Fortaleza

Aderbar Melo dos Santos Neto ou, simplesmente, Santos. Goleiro de 33 anos, natural de Campina Grande, na Paraíba, que desbravou o Brasil e o mundo sendo multicampeão por clubes e conquistando uma medalha de ouro olímpica.

Santos é um dos melhores goleiros atuando no futebol brasileiro nos últimos anos. Apesar de uma temporada abaixo em 2023, uma mudança de ares, com a saída do Flamengo para o Fortaleza, pode fazê-lo retornar aos melhores dias.

Confira aqui, em mais um perfil do Click Esportivo, tudo sobre a trajetória desse goleiro paraibano. Desde os títulos e afirmação no Athletico, o ouro olímpico, o título de Libertadores, tudo sobre a carreira de Santos.

Goleiro Santos, pela Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos / Olimpíada de 2020, em Tóquio

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quem é Santos, goleiro do Fortaleza?

Santos é natural de Campina Grande, na Paraíba, mas foi criado nas proximidades, na cidade de Cabaceiras, que fica a 180 quilômetros da capitão João Pessoa. Cabaceiras que é a cidade considerada a “Roliúde Nordestina”. Isso porque diversos filmes nacionais foram gravados no município, como “O Auto da Compadecida”.

O goleiro vem de origem humilde, criado na roça, onde ajudava sua família. Mas sempre teve paixão pelo futebol e começou agarrando na escola. De lá, chamou a atenção e foi para o Treze, de Campina Grande-PB, o clube do coração de Santos.

Mas todo esse processo não foi fácil. Muitas vezes, durante o período que jogava no Treze, Santos só tinha uma banana para comer e saía de casa sem uma refeição completa. Para economizar com transporte, muitas vezes pegava carona com desconhecidos para ir treinar ou voltar para casa.

Durou pouco essa passagem pelo Treze, já que ele foi indicado para o Porto, de Caruaru-PE, onde passou a caminhar para valer no futebol.

Goleiro Santos tinha contrato com o Flamengo até 2025. Foto: Marcelo Cortês/CRF

Foto: Marcelo Cortês/CRF

Além disso, com a chegada no Porto-PE, as coisas começaram a mudar. Ele ficou no clube do interior pernambucano de 2006 até 2008, quando teve seu grande destaque pelo Gavião disputando a Copinha.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, ele chamou a atenção sendo um grande pegador de pênaltis, defendendo dois contra o Fortaleza, e pegando um contra o São Paulo. O batedor desse pênalti foi o meia Oscar, que passou pela Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo de 2014.

Isso chamou a atenção do Athletico Paranaense, que o contratou ainda para a base. Por lá, trabalhou bastante até chegar no profissional e, assim, iniciar uma carreira de sucesso, que completa 13 anos nesta temporada.

Goleiro Santos, quando jogava pelo Athletico Paranaense

Foto: José Tramontin/Athletico Paranaense

Por quais clubes Santos jogou?

Além da passagem na base do Porto-PE, Santos passou por apenas dois clubes profissionalmente. Foram eles o Athletico Paranaense e o Flamengo. Agora, já foi anunciado para defender o Fortaleza, onde chegará nos próximos dias para iniciar uma nova história.

Carregando...

Pelo Athletico Paranaense, o goleiro atuou em 258 partidas, entre os anos de 2011 e 2022. Ele subiu para o profissional em 2011 e foi fazendo alguns jogos a cada ano, mas tinha uma forte concorrência na posição, que era Weverton.

Com a saída do antigo goleiro para o Palmeiras, foi a vez de Santos se firmar no gol do Furacão. A partir de 2018, ele se tornou o titular absoluto da posição e participou de grandes campanhas pelo Athletico, marcando seu nome na história do clube.

Goleiro Santos, quando jogava pelo Athletico Paranaense

Foto: José Tramontin/Athletico Paranaense

Em 2022 ele se transferiu para o Flamengo. Após receber uma boa proposta, acabou acertando essa ida. Teve um bom ano como titular e foi importante num momento de retomada do Rubro-negro carioca.

Após as várias turbulências naquele ano, o time se encontrou com a chegada do técnico Dorival Júnior. O goleiro paraibano foi um dos pilares para sustentar a equipe rumo ao título da Copa do Brasil, em cima do Corinthians.

Mas a conquista ainda maior veio depois, na Libertadores 2022, vencendo o ex-clube, o Athletico Paranaense, em final disputada em Guayaquil, no Equador. Uma campanha irretocável do Flamengo na competição, principalmente no mata-mata.

Goleiro Santos, pelo Flamengo

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Entretanto, em 2023, com a chegada do técnico Jorge Sampaoli, Santos perdeu espaço no elenco, deixou de ser titular e assim foi até o fim do ano. Tanto que acabou se tornando um jogador negociável pelo clube, o que atraiu o Fortaleza.

Pela Seleção Brasileira, Santos disputou sete partidas, todas elas com a Seleção Olímpica, onde foi o goleiro na conquista do ouro em Tóquio, nos Jogos Olímpicos. Pela Seleção principal, ele teve convocações, mas não chegou a atuar oficialmente.

Goleiro Santos, pela Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos / Olimpíada de 2020, em Tóquio

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quais os títulos de Santos na carreira?

O goleiro Santos conquistou, ao todo, 10 títulos como jogador profissional. Foram sete pelo Athletico Paranaense, dois pelo Flamengo e um pela Seleção Brasileira.

Pelo Athletico Parananese, ele foi bicampeão da Sul-Americana (2018 e 2021), ganhou a Copa do Brasil (2019), a Taça Suruga Bank (2019), além de ser tricampeão Paranaense (2016, 2018 e 2020).

Pelo Flamengo, Santos conquistou a Libertadores (2022) e a Copa do Brasil (2022). O outro título é o ouro olímpico com a Seleção Brasileira, nas Olimpíadas de Tóquio.

Goleiro Santos, que passou pelo Flamengo, Athletico Paranaense e Fortaleza

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo