Perfil
Éderson, xodó do Fortaleza, campeão europeu e na lista da Copa América
![<p>Éderson é especulado nos grandes times da Europa (Foto: Reprodução/Instagram)</p>](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2024/04/05212613/Click-Esportivo-2024-04-05T212557.186-768x513.jpg)
Éderson é especulado nos grandes times da Europa (Foto: Reprodução/Instagram)
Volante se destacou no Leão e está na mira de gigantes do futebol europeu
Um jovem valor do futebol brasileiro que terá sua primeira chance com a Amarelinha na Copa América. O volante Éderson é um dos jogadores em alta no futebol mundial, campeão da Liga Europa.
Mas esse atleta de 24 anos veio a despontar de vez no Brasil quando defendia o Fortaleza. Só um ano foi suficiente para se tornar xodó da torcida e carimbar seu passaporte para a Europa.
Confira aqui, em mais um perfil trazido pelo Click Esportivo, a história de Éderson. Saiba como foi a trajetória do volante, que hoje é cobiçado por vários clubes gigantes.
Quem é Éderson?
Éderson José dos Santos Lourenço da Silva, mais conhecido como Éderson, nasceu no dia 7 de julho de 1999. Ele é natural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Sempre sonhando em se tornar jogador de futebol profissional, ele perseguiu seu sonho. Passou pelas categorias de base do Desportivo Brasil-SP, aos 14 anos.
Ele seguiu no clube até 2017, mas em 2015 ainda passou por um empréstimo ao Shandong Luneng, da China, ainda no Sub-17.
O volante chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou com 18 anos, ainda para a base. A estreia de Éderson como profissional aconteceu em 2018, diante do Botafogo, pelo Brasileirão.
No ano seguinte, foi adquirido em definitivo pela Raposa, que via muito potencial nele. Porém, apesar do destaque e maior espaço que o volante teve em 2019, o Cabuloso foi rebaixado para a Série B.
Com muitas dívidas, o Cruzeiro acabou liberando Éderson em troca da retirada da ação que o atleta movia contra o clube. Livre no mercado, o jogador acertou sua ida para o Corinthians.
Ele chegou ao Timão cercado de expectativas. Entretanto, ainda jovem, oscilou como é esperado para a idade dele. O Alvinegro não teve tanta paciência para lapidá-lo e usar em melhor momento no ano.
Dessa forma, com uma passagem apagada em 2020 no Corinthians, o cabeça de área foi emprestado para o Fortaleza em 2021. Dali em diante, viria a virada de chave na carreira de Éderson.
Logo que chegou, rapidamente ganhou a titularidade e passou a ser uma peça importante no time. Essa evolução foi ainda maior com a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda.
O argentino, que faz história no Fortaleza até hoje – e também foi personagem de um perfil aqui no Click Esportivo -, implementou um estilo de jogo muito intenso, do qual Éderson se encaixou bem.
A capacidade física do volante impressiona. Ele consegue cobrir várias partes do campo, com um forte poder de marcação e também com qualidade para aparecer no ataque.
Ele se despediu do Tricolor do Pici com 58 partidas disputadas, três gols marcados e três assistências dadas.
![Éderson, Fortaleza](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2022/01/29232130/Ederson-Fortaleza-Reproducao.jpg)
Reprodução
Ele até voltou, emprestado novamente, ao Fortaleza em 2022. Mas sequer chegou a jogar, pois o Corinthians recebeu uma proposta da Salernitana pelo jogador e o negociou.
Ao Fortaleza, restou o carinho recíproco e a admiração pelo atleta, que seguiu seu caminho no futebol europeu. Na Salernitana, time de menor expressão, se destacou rapidamente.
O cabeça de área se tornou um dos principais nomes da equipe, que conquistou a permanência na Primeira Divisão Italiana.
Foram apenas três meses, 15 jogos, dois gols e uma assistência. Período mais do que suficiente para a Atalanta se adiantar e contratá-lo ainda em 2022.
Éderson não demorou a se firmar como um titular da equipe de Bérgamo, onde se encaixou perfeitamente com seu estilo intenso, brigador e também de qualidade técnica.
Com isso, esta temporada 2023/2024 foi de completa afirmação de Éderson, se postando como um dos grandes nomes da Atalanta na conquista da Liga Europa.
![Éderson no Atalanta](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2024/04/05212613/Click-Esportivo-2024-04-05T212557.186-1024x684.jpg)
Éderson é especulado nos grandes times da Europa (Foto: Reprodução/Instagram)
Além disso, passou a ser olhado pelos gigantes do futebol europeu e também pela Seleção Brasileira. Tanto que ele foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para a disputa da Copa América.
O volante fará sua estreia pela Amarelinha no torneio, ou mesmo nos amistosos marcados para antes da competição.
Tudo isso prova o tamanho da evolução de Éderson, que pode alçar voos ainda maiores na carreira.
Em quais clubes Éderson jogou?
Éderson atuou profissionalmente em cinco clubes nesses seis primeiros anos de carreira. Ele defendeu Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Salernitana-ITA e Atalanta-ITA.
Além disso, na base, o volante passou pelo Desportivo Brasil-SP e Shandong Luneng-CHI. Depois de uma grande ascensão, ele está na mira de gigantes do futebol europeu.
Clubes como Juventus, Barcelona, Liverpool, Manchester United e Newcastle já tiveram seus nomes ligados a um possível interesse no volante.
Dessa forma, diante de uma grande temporada realizada em 2023/2024, é espero que haja uma procura formal pelo atleta e ele se torne uma grande venda para a Atalanta.
![Éderson vem se destacando na temporada atual pelo Atalanta (Foto: X/Reprodução)](https://assets.clickesportivo.com.br/wp-content/uploads/2024/02/20163030/ederson-atalanta-x-reproducao-1024x684.jpg)
Éderson vem se destacando na temporada atual pela Atalanta (Foto: X/Reprodução)
Quais títulos Éderson conquistou?
Ao todo, Éderson tem três títulos conquistados como jogador profissional. Um deles mais recente, e o maior da sua carreira, foi a Liga Europa com a Atalanta.
Numa final contra o Bayer Leverkusen, time sensação na temporada 2023/2024 do futebol europeu, os italianos se impuseram e conquistaram seu maior título na história.
Além disso, a atuação do volante brasileiro foi de grande destaque, ficando como um dos melhores jogadores da final, disputada em Dublin, na Irlanda.
Os outros dois títulos que Éderson possui são o Campeonato Mineiro (2019) pelo Cruzeiro, e o Campeonato Cearense (2021) pelo Fortaleza.