Perfil
Anderson Talisca: destaque no Al-Nassr de CR7, o ex-Bahia também investe na carreira musical
Meia é uma das grandes revelações do Esquadrão e joga ao lado de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita. Além disso, também tem carreira como cantor
Meio-campista artilheiro, alto, driblador e com um potente chute de pé esquerdo. Anderson Talisca saiu cedo do Bahia para brilhar no futebol europeu e asiático. Além, claro, de também fazer o “pé de meia” após passagem na China e a atual, no Al-Nassr, da Arábia Saudita.
No clube árabe, o jogador de Feira de Santana-BA joga ao lado do seu ídolo, o atacante Cristiano Ronaldo. Mas apesar de uma bela carreira nos gramados, ele também arrisca em uma nova área, como cantor de trap.
Anderson Talisca é o personagem de mais um perfil do Click Esportivo. Saiba mais sobre a carreira e a vida desse meio-campista que é um xodó da torcida do Bahia e vem encantando pelos campos de diferentes países.
Quem é Anderson Talisca?
Anderson Souza Conceição, também chamado de Doda pelos amigos mais antigos, e Anderson Talisca para o mundo do futebol. Nascido em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, em 1 de fevereiro de 1994, o meia é um dos destaques brasileiros no futebol árabe.
Mas o início de carreira não foi fácil. Talisca vem de família humilde e viveu dificuldades durante seu crescimento, chegando até a passar fome. Tanto que seguir o caminho do futebol era uma das esperanças para dar uma melhor condição de vida para seus familiares.
Depois de ter conseguido sucesso nos campos, ele também busca ajudar de diversas formas aos seus próximos, em projetos sociais em Feira de Santana, onde pretende inaugurar um instituto para crianças e adolescentes.
Anderson Talisca ainda tem mais alguns anos no futebol, mas também mantém sua vida fora dos gramados dividido com a música, que também é sua paixão. Como cantor e produtor musical, ele também tenta passar sua história de vida e incentivar outras pessoas com a arte.
Em qual time Talisca foi revelado?
Anderson Talisca foi revelado pelo Bahia, onde chegou em 2009 para a categoria Sub-15 do Tricolor de Aço e estreou como profissional em 2013. Antes, ele ainda teve uma rápida passagem pela base do Vasco, onde chegou a jogar com Philippe Coutinho.
Ao todo, o meio-campista disputou 68 partidas com a camisa do Bahia, tendo marcado 8 gols nesse período. Depois, acabou vendido para o Benfica, no que foi a maior venda da história do Esquadrão – até aquele momento -, por 4 milhões de euros, algo em torno de R$ 12 milhões na época.
Em quais clubes Anderson Talisca jogou?
Além do Bahia, Anderson Talisca jogou pelo Benfica de Portugal, o Besiktas da Turquia, o Guanghzou Evergrande da China e o Al-Nassr da Arábia Saudita.
São apenas cinco clubes, mas Talisca deixou boas recordações em todos eles, sendo importante em vários momentos e conquistando títulos.
Talisca defendeu o Benfica entre 2014 e 2016, onde teve um bom começo com destaque na equipe. Ele disputou 78 partidas com a camisa dos Encarnados, com 20 gols marcados.
Depois o baiano rumou para uma passagem na Turquia, onde defendeu o Besiktas. Entre 2016 e 2018 no clube, ele ganhou o carinho dos torcedores com muitos gols e boas atuações. Ele deixou o Besiktas com 80 partidas disputadas e 37 gols, além de ter dado 15 assistências.
Só que o meia acabou vendido para o Guangzhou Evergrande, da China, equipe onde jogaram diversos brasileiros, como o volante Paulinho, o atacante Fernandinho e o ex-meia Ricardo Goulart.
Foram 3 temporadas na China, de 2018 até 2021. Talisca manteve o bom desempenho e também conquistou títulos. Além disso, se despediu do clube com 65 partidas, 39 gols marcados e 9 assistências.
Desde então, de 2021 para cá, Anderson Talisca defende o Al-Nassr. Ele chegou antes de Cristiano Ronaldo no clube e foi o principal jogador do time por quase dois anos.
Até o momento, na atual temporada, o brasileiro já entrou em campo 22 vezes, marcando 18 gols e distribuindo 4 assistências. Ao todo, pela equipe árabe, Talisca soma 82 jogos com 61 gols e 10 assistências.
Quais os títulos de Anderson Talisca?
Como profissional, Anderson Talisca conquistou 9 títulos pelos 5 clubes por onde atuou. Ele levantou um troféu pelo Bahia, 5 pelo Benfica, um pelo Besiktas, um pelo Guangzhou Evergrande e um pelo Al-Nassr.
Na galeria estão o Campeonato Baiano (2014), Liga Portuguesa (2014/2015 e 2015/2016), Supertaça de Portugal (2014), Taça da Liga Portuguesa (2014/2015 e 2015/2016), Campeonato Turco (2016/2017), Superliga Chinesa (2019) e a Taça da União das Associações de Futebol Árabe (2023/2024).
Qual o salário de Anderson Talisca?
Os jogadores que atuam na Arábia Saudita, principalmente os estrangeiros, costumam ter altos salários. E o caso do atleta baiano não é diferente, que chegou ao Al-Nassr em 2021 e é muito querido pela torcida.
Após renovar contrato neste ano até 2026, o novo salário de Anderson Talisca é de 9 milhões de dólares, cerca de R$ 45 milhões, de acordo com informação do jornal árabe Al-Riyadiah.
Anderson Talisca é cantor?
Isso mesmo, a primeira grande paixão de Anderson Talisca não foi o futebol, e sim a música. Ele já teve uma banda de axé quando era adolescente e tocava surdo, mas precisou deixar de lado para se dedicar ao futebol.
Hoje, depois de consolidado no esporte, o baiano investe na carreira musical como trapper. Ele não é conhecido como Anderson Talisca no mundo da música. O jogador quer ser chamado como Spark.
Ele já lançou 2 álbuns e 4 EPs, sendo o último deles neste ano, intitulado “Sou Eu”. Na sua música, Anderson Talisca – ou Spark – traz diferentes inspirações do trap e do rap, além de outros ritmos como o R&B e o West Coast (vertente do hip hop estadunidense).
Além disso, ele também possui uma gravadora em Salvador com selo próprio para lançamentos, a Nine Four. A intenção do atleta e músico é de fomentar a cena musical não só de Salvador, mas da Bahia toda, dando espaço para diversos artistas que lutam diariamente para também ter sucesso.
Spark também já fez colaboração com o rapper L7nnon, um dos maiores nomes do rap nacional na atualidade, onde cantou a música “Felina”. A carreira musical também é um grande sonho de Anderson Talisca e, como Spark, ele faz com muita paixão e entusiasmo.