O Boston Celtics pode assumir o posto de maior campeão da história da NBA
Após resistir a uma tentativa espetacular de virada, o Boston Celtics venceu o Dallas Mavericks por 106 a 99 nesta quarta-feira (12) e conquistou uma vantagem de 3 a 0 nas finais da NBA.
Os Mavericks, que chegaram a ficar com uma desvantagem de 21 pontos (91-70) no início do último quarto, se recuperaram e ficaram apenas um ponto atrás, mas não conseguiram completar a reação após a expulsão de Luka Doncic (27 pontos) por faltas pessoais a quatro minutos do final.
Os Celtics de Jayson Tatum (31 pontos) e Jaylen Brown (30) têm tudo a seu favor para conquistar seu primeiro título desde 2008, já que nenhum time na história deixou escapar uma vantagem de 3 a 0 nos playoffs da NBA.
Na sexta-feira, a equipe de Boston terá a primeira oportunidade de encerrar a seca de títulos e assim conquistar seu 18º anel, com o qual superaria o Lakers como franquia mais vitoriosa da NBA.
“Já faz muito tempo que estamos onde estamos agora, estou orgulhoso. Agora você tem que viver o momento, sorrir e ser grato”, destacou Brown, que há dois anos perdeu ao lado de Tatum em sua primeira participação em finais, contra os Warriors.
Instados a conquistar a primeira vitória diante de sua torcida, os Mavericks começaram o jogo com intensidade liderados na quadra por Kyrie Irving, que brilhou em seu nível pela primeira vez neste duelo, com 35 pontos.
O Dallas não conseguiu consolidar a vantagem que chegou até 13 pontos e permitiu que os Celtics chegassem empatados ao intervalo e depois acelerasse até ganhar uma distância que parecia inatingível.
Mas os donos da casa não jogaram a toalha e fecharam uma parcial brilhante de 2 a 20 para chegar ao placar de 93 a 92 quando veio a expulsão decisiva de Doncic, a primeira nos playoffs.
Os árbitros assinalaram a sexta pessoal do esloveno em ação defensiva contra Brown. Embora os Mavericks tenham solicitado a revisão, a expulsão se manteve e Doncic se retirou com 27 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.
Sem o seu líder, os Mavericks não conseguiram concretizar a vitória e agora dependem de um milagre em sua luta pelo segundo título da sua história.
FICHA TÉCNICA
Dallas Mavericks – Boston Celtics 99 – 106
Quadra: American Airlines Center (cerca de 19.000 espectadores)
Parciais: 31-30, 20-20, 19-35, 29-21
Mavericks:
Quinteto inicial: Luka Doncic (27 pontos), Kyrie Irving (35), Derrick Jones Jr. (2), P.J. Washington (13), Daniel Gafford (6)
Reservas: Dereck Lively II (11), Josh Green (3), Dante Exum (2)
Celtics:
Quinteto inicial: Derrick White (16 pontos), Jrue Holiday (9), Jaylen Brown (30), Jayson Tatum (31), Al Horford (8)
Reservas: Xavier Tillman (3), Sam Hauser (9)
PROGRAMAÇÃO DAS FINAIS
– Boston Celtics vs Dallas Mavericks
(Celtics lideram a série por 3-0)
6 de junho: Celtics – Mavericks 107-89
9 de junho: Celtics – Mavericks 105-98
12 de junho: Mavericks – Celtics 99-106
14 de junho: Mavericks – Celtics
17 de junho: Celtics – Mavericks (se for necessário)
20 de junho: Mavericks – Celtics (se for necessário)
23 de junho: Celtics – Mavericks (se for necessário)