Basquete

Playoffs NBA: O Caminho para a Glória no Basquete Profissional

<p>Playoffs NBA</p>

Playoffs NBA

Os playoffs da NBA representam o ponto alto do basquete profissional na maior liga mundial do esporte. É quando o trabalho e a preparação de meses são postos à prova, nesta que é a maior vitrine para as grandes estrelas despontarem. 

Os jogos eliminatórios colocam frente a frente as franquias mais bem posicionadas ao longo da temporada regular em suas conferências regionais, além daquelas que conseguem as últimas vagas na repescagem.

Emoção e adrenalina são ingredientes que não faltam nessa receita. A fase de pós-temporada costuma ter partidas eletrizantes, com os jogadores na busca incessante por escrever seus nomes na história e conquistar o tão sonhado anel da competição. 

A legião de fãs apaixonados também costuma dar um show à parte nos playoffs da NBA, fazendo as vezes de sexto atleta em quadra. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os playoffs da NBA.

Leia mais: Fundamentos do Basquete: A Base para o Sucesso no Jogo

Preparativos para os playoffs NBA

Jogador de basquete de uniforme azul com detalhes amarelos, saltando para realizar uma enterrada na quadra.

Preparativos para os playoffs NBA

A preparação das equipes para a NBA tem início logo após as férias de verão, em meados de setembro. 

É o momento da comissão técnica avaliar os jogadores, especialmente os que estão chegando, para definir os titulares dos jogos. 

Neste período, são realizadas as partidas amistosas de pré-temporada, que podem ser realizadas em diversas cidades e até mesmo em outro países. 

Os jogos têm o intuito de testar e preparar taticamente as equipes e são caracterizados pela rotatividade entre titulares e reservas.

Como funcionam os playoffs da NBA?

A fase de pós-temporada, mais conhecida como playoffs, é a última etapa para a definição do grande campeão do torneio naquele ano. 

A liga organizada pela NBA (sigla para National Basketball Association), tem início com a temporada regular, onde as equipes se dividem em conferências e divisões, levando em consideração questões geográficas.

Duas conferências, Leste e Oeste, abrigam as 30 franquias participantes, sendo metade para cada lado. 

Do número total de equipes, 29 são sediadas nos Estados Unidos e uma no Canadá. As conferências são compostas por três divisões, com cinco equipes cada. Dessa forma, cada time percorre uma longa caminhada até a chegada aos playoffs. 

O conjunto de equipes do Leste é composto pelas divisões Atlântico, Central e Sudeste. Já o Oeste, subdivide-se em Noroeste, Pacífico e Sudoeste. 

Na temporada regular, todos que participam de ambas as conferências vão duelar entre si, ao longo de 82 partidas, disputadas no modelo de pontos corridos. 

As seis franquias mais bem posicionadas de cada lado avançam direto para os playoffs. Para as que terminam entre o sétimo e o 10º lugar, é realizada uma outra etapa de repescagem, conhecida como play-in.

No play-in, define-se as duas vagas restantes que seguem na pós-temporada. O vencedor da partida entre o 7º e o 8º colocados garante a penúltima vaga. 

Quem sair derrotado tem uma nova chance, enfrentando o vencedor da disputa entre o 9º e o 10º lugares, que também encaram a repescagem em busca do avanço na competição. 

Quem fica pelo caminho ganha o direito de participar da loteria do draft, evento destinado ao recrutamento de novos talentos, muitos deles vindos do basquete universitário.

Veja também: Posições no Basquete: Papéis e Responsabilidades dos Jogadores

Como foi a edição 2022/23 da NBA?

Iniciada no dia 18 de outubro de 2022, a 77ª edição da liga da NBA fez história, como era de se esperar. 

O Denver Nuggets conseguiu o título inédito, em 47 anos de existência. A conquista se deu sobre o Miami Heat A partida final foi realizada no dia 18 de junho de 2023 na Ball Arena, no Colorado, com a vitória por 94 x 89 que contou com forte apoio da torcida. 

A equipe teve ainda o seu pivô Nikola Jokić eleito como o melhor jogador das finais. 

Na temporada regular, o Nuggets conquistou o primeiro lugar da conferência Oeste e da divisão Noroeste, seguido pelo Memphis Grizzlies, que foi o vencedor da divisão Sudoeste, e pelo Sacramento Kings, primeiro lugar na divisão do Pacífico. 

Já na conferência Leste, o Miami Heat, que jogou a final do torneio, foi o vencedor da divisão Sudeste, mas na classificação geral ficou na sétima posição e precisou enfrentar a repescagem. 

As divisões Atlântico e Central foram vencidas por Boston Celtics e Milwaukee Bucks, respectivamente.

O Miami Heat venceu as finais da conferência Leste em cima do tradicional Boston Celtics, que era um dos grandes favoritos a conquistar o anel da liga. 

O Celtics já têm 17 títulos conquistados em sua história, sobrando na liderança ao lado do Los Angeles Lakers. Por falar em Lakers, a equipe fez uma campanha mediana do lado Oeste, terminando em 7º e conquistando a vaga dos playoffs na repescagem. 

Nas finais da conferência, acabou sendo derrotado justamente pelo Denver Nuggets. 

Foi a terceira vez, em todas as edições, que o time a ficar com última vaga para os playoffs chegou até a decisão da liga. 

O Miami Heat foi responsável ainda por outra marca: desde 2001, nenhum time caía do primeiro lugar nas conferências, posição que ocupou ao fim da última temporada 2021/22, para a última vaga no play-in no ano seguinte.

Confira: Regras do Basquete: Guia Completo para Entender o Jogo

Os destaques das finais da NBA 2022/23

Jogador de basquete negro, com uniforme branco com detalhes vermelhos e número "0" nas costas.

Destaques das finais da NBA

As finais de cada conferência nesta temporada tiveram a presença dos maiores campeões da NBA, Boston Celtics e Los Angeles Lakers. Pelo Leste, o Celtics fez um conjunto de partidas acirradas e acabou derrotado por 4×3 para o Miami Heat. 

Na conferência Oeste, o Denver Nuggets levou com folga em cima do Lakers pelo placar de 4×0.

O sérvio Nikola Jokic foi a principal estrela do time do Nuggets. Além de ser eleito o jogador mais valioso (MVP) das partidas finais, Jokic liderou as estatísticas individuais dos playoffs. 

O atleta marcou 600 pontos, teve 190 assistências e 270 rebotes. Ao lado do parceiro Jamal Murray, formou uma dupla de sucesso, com mais de 25 pontos por partida. 

Murray também atingiu o feito histórico de, além da pontuação, ter realizado, em média, dez ou mais assistências. 

Os dois foram também os primeiros da história a marcar mais de 30 pontos e realizar um triplo-duplo numa mesma partida.